Vídeo mostra o momento em que um cometa se desintegra ao se aproximar do Sol
Os cometas frequentemente se desintegram devido às forças gravitacionais e ao calor intenso
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Nasa divulgou um vídeo que mostra o momento exato em que o cometa Atlas (C/2024 S1) se desintegrou ao se aproximar do Sol. O objeto foi descoberto por astrônomos no dia 27 de setembro e havia a expectativa de que pudesse ser visto a olho nu da Terra.
A passagem mais próxima da Terra ocorreu no dia 24 de outubro. Segundo o trajeto estudado, esperava-se que, após contornar o Sol, o cometa pudesse ser observado a olho nu no dia 13 de janeiro de 2025.
No entanto, no dia 28 de outubro, o Atlas atingiu uma distância de 1,2 milhão de quilômetros da superfície solar e derreteu completamente. Esse foi o ponto mais próximo entre ele e o Sol, conhecido como periélio.
Após análises do coronógrafo do Observatório Solar e Heliosférico da Nasa, a agência espacial divulgou imagens dos últimos momentos do cometa.
As características do Atlas indicam que ele pertencia à família dos cometas de Kreutz. A alta luminosidade e a proximidade ao Sol são particularidades desse grupo de cometas, identificadas pelos pesquisadores.