Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Zuckerberg diz que desconhecia termos de uso de aplicativo

Termos de uso do aplicativo que coletou dados de 87 milhões de perfis do Facebook permitiam a venda das informações

Tecnologia e Ciência|Fábio Fleury, do R7

Zuckerberg admitiu problemas com termos de uso
Zuckerberg admitiu problemas com termos de uso

Na audiência diante de mais de 40 senadores no Congresso dos EUA nesta terça-feira (10), o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, foi confrontado com uma informação revelada recentemente sobre o escândalo do vazamento de dados.

Os termos de uso do aplicativo 'This Is Your Digital Life', criado pelo pesquisador russo Aleksandr Kogan, foram atualizados durante a coleta de dados, e passaram a incluir uma cláusula que permitia a ele vender os dados coletados.

Durante a audiência, o senador democrata Richard Blumenthau mostrou a Zuckerberg o texto que permitia a Kogan "copiar, editar, disseminar, publicar, acrescentar ou somar a outras bases, vender, licenciar ou arquivar" os dados coletados. O russo também vendeu dados para outras empresas, segundo Zuckerberg.

Leia também

O criador do Facebook admitiu que não tinha conhecimento da cláusula, mas destacou a mudança na segurança da plataforma, implementada a partir de 2014, antes que a venda dos dados coletados por Kogan para a empresa britânica Cambridge Analytica fosse descoberta. 


De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Financial Times em março, a cláusula foi adicionada em uma atualização dos termos de uso do aplicativo de Kogan que poderia ter sido aprovada automaticamente pelo Facebook.

A simplificação dos termos de uso da maior rede social do mundo foi um tema comum às perguntas de vários dos senadores a Zuckerberg. Ele afirmou que a grande quantidade de texto e a linguagem utilizada pode prejudicar o entendimento do usuário comum.

O senador republicano John Kennedy disse a Zuckerberg que "seus termos de uso são uma porcaria". O empresário prometeu simplificar os textos para melhorar a compreensão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.