Chegada da Keeta, marca da chinesa Meituan, intensifica disputa de mercado com iFood e 99Food
Gigante chinesa Meituan escolhe litoral de SP para teste-piloto de seu aplicativo de delivery
Vanity Brasil|Do R7

A Meituan, gigante chinesa do setor de tecnologia, deu o seu primeiro passo para entrar na acirrada concorrência do mercado brasileiro de delivery. A empresa lançou um projeto-piloto de sua marca de entregas, a Keeta, nas cidades de Santos e São Vicente, no litoral paulista.
A chegada da Meituan ocorre em um momento de consolidação do segmento no Brasil, atualmente dominado por grandes players como iFood e 99Food. O setor de e-commerce em alimentação fora do lar já movimenta mais de $62,8\%$ do valor total do comércio eletrônico no país, conforme dados da Worldpanel by Numerator.
Consumo em Alta e Novos Hábitos
O crescimento é impulsionado pela alta frequência de consumo e pela consolidação dos aplicativos no cotidiano dos brasileiros. Nos últimos 12 meses, $77\%$ dos consumidores usaram e-commerce para alimentação fora do lar, com uma frequência média de um pedido por mês.
A 99Food, que retomou suas operações na metade de agosto de 2025 na Grande São Paulo, já alcançou 1,7 milhão de compradores até o final de setembro do mesmo ano, atingindo $8,8\%$ de penetração entre os 20 milhões de residentes em menos de dois meses. A Grande São Paulo é apontada como o epicentro do delivery de comidas prontas, com crescimento anual médio de $32\%$ em ocasiões de compra nos últimos quatro anos.
“Com a entrada de novos players de delivery no mercado, atração de consumidores via ofertas e promoções, cadastro de mais restaurantes e canais, o formato de vendas projeta para o futuro um aquecimento significativo de ganho de novas ocasiões no longo prazo”, comenta David Fiss, diretor da área comercial da Worldpanel by Numerator.
Delivery Diário Supera o Fim de Semana
Os dados mostram uma mudança no padrão de consumo: enquanto o fim de semana ainda concentra o maior volume de gastos, o delivery tem ampliado sua presença nos dias úteis. As transações durante a semana já somam $\text{R\$ } 22,6$ bilhões, superando os $\text{R\$ } 17,2$ bilhões dos fins de semana, indicando que o hábito está se tornando menos dependente do período de lazer.
O horário noturno segue como principal momento de consumo, com destaque para refeições compartilhadas (em média até três pessoas). Nas escolhas gastronômicas, os hambúrgueres dominam, mas pizzas se destacam no compartilhamento. Pratos completos e refeições individuais crescem entre quem pede sozinho.
O público online é mais engajado, com frequência de pedidos $55\%$ superior à de quem não usa o canal digital e gerando quase três vezes mais valor em consumo.
“Mais do que um novo aplicativo, a entrada da Keeta representa uma nova fase na ‘guerra do delivery’ brasileiro, uma corrida cada vez mais orientada por dados, comportamento e conveniência, na qual o vencedor será quem entender melhor o ritmo, o apetite e o momento de consumo dos brasileiros”, afirma Renan Morais, diretor de Novos Negócios da Worldpanel by Numerator.
