Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Golpes em ingressos colocam fãs em alerta na temporada de grandes shows

Nesta quinta-feira (15) a Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação contra um esquema de venda de ingressos falsos

Vanity Brasil|Do R7

  • Google News
LONDON, ENGLAND - JUNE 28: (EDITORIAL USE ONLY) Bruce Dickinson of Iron Maiden performs at London Stadium on June 28, 2025 in London, England. (Photo by Jo Hale/Redferns) Jo Hale/Redferns

Nesta quinta-feira (15) a Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação contra um esquema de venda de ingressos falsos para o show do Iron Maiden no Brasil. Intitulada “Fear Of The Pix”, trocadilho com um dos álbuns mais famosos da banda, a operação cumpriu cinco mandados na região metropolitana da capital. O grupo se apresenta nos dias 25 e 27 de outubro, no Allianz Parque, e os ingressos estão entre os mais disputados do ano — o que acaba atraindo também criminosos especializados em fraudes. 

Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha aponta que um a cada três brasileiros sofreram algum tipo de golpe financeiro virtual que causou prejuízo, totalizando 56 milhões de vítimas entre 2024 e 2025. De acordo com Angelo Bimbato, CEO da BuyTicket – empresa especializada em revenda segura de ingressos – o avanço da tecnologia, especialmente da Inteligência Artificial, promove um ambiente propício para esses tipos de golpes. 


“Está cada vez mais difícil identificar uma possível fraude digital, pois os golpistas conseguem falsificar documentos de identificação, fotos, arquivos de ingresso ou até mesmo fazer videochamadas se passando por um terceiro, com rosto diferente. É possível, inclusive, replicar sites oficiais de venda – como é o caso do Iron Maiden – e fazer com que as pessoas acreditem que estão comprando em um canal seguro, quando, na verdade, estão sendo enganadas. Eles se aproveitam da vulnerabilidade do consumidor, que está ansioso para viver aquela experiência, para lucrar”, comenta o executivo. 

O crescimento da demanda por shows, festivais e grandes eventos têm sido acompanhados pelo aumento de golpes, principalmente em negociações feitas fora de ambientes oficiais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e marketplaces informais. Nessas situações, o consumidor costuma ser induzido a realizar pagamentos via Pix ou transferência direta, sem qualquer garantia de recebimento ou validação do ingresso. 


“A principal orientação é desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado e evitar negociações diretas entre pessoas físicas, sem intermediários confiáveis. A BuyTicket é uma plataforma especializada que atua, justamente, para reduzir esse risco, oferecendo processos de verificação, intermediação segura do pagamento e maior transparência para quem compra e para quem vende, repassando o valor para o vendedor após o evento, tendo dado tudo certo com a entrada do fã”, explica Bimbato.

A revenda segura passa por alguns pilares fundamentais: validação do ingresso antes da disponibilização na plataforma, rastreabilidade das transações, repasse do valor ao vendedor apenas após a confirmação do comprador e canais de atendimento dedicados para suporte ao consumidor. “Uma das importantes verificações que são realizadas, é o processo de KYC – Know Your Customer – que é similar ao utilizado em bancos digitais para o cadastro. Nele o usuário precisa fornecer à plataforma foto da identidade, frente e verso, além da selfie do rosto, assegurando que ele é realmente quem ele diz ser, eliminando o fator anonimato presente no mercado informal, como nas redes sociais, por exemplo. Esses mecanismos ajudam a coibir práticas fraudulentas e trazem mais confiança para o mercado”, completa o CEO.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.