Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Moda e beleza devem puxar vendas no fim do ano e liquidações, aponta pesquisa

Natal, ano-novo e liquidações de janeiro são oportunidades para aumentar vendas online

Vanity Brasil|Do R7

  • Google News

A procura por roupas, calçados, moda e itens de beleza deve movimentar o e-commerce neste final de ano, por conta do Natal, Ano-novo e as tradicionais liquidações que começam no final de dezembro e seguem pelo mês de janeiro. A leitura é da Tray, plataforma de e-commerce da LWSA,  com base em sinais de consumo captados ao longo do segundo semestre.

Pesquisa recente da plataforma e outras marcas do grupo para Black Friday, apontou que 39% pretendiam comprar roupas neste fim de ano e 25% itens de beleza. No Natal de 2025, o comércio eletrônico deve movimentar R$26,82 bilhões, 14,95% a mais em relação ao ano passado, segundo projeções da Abiacom (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce). A estimativa considera as vendas entre a Black Friday e o dia 25 de dezembro. 


A CNDL e SPC Brasil também projetam movimentação de R$84,9 bilhões e a ida de 124,3 milhões de consumidores às compras, com destaque para categorias como roupas, perfumes/cosméticos e calçados.

De acordo com Mazeto, além de aumentar vendas, este período é uma oportunidade para quem vende online fidelizar novos clientes.  As ações podem incluir descontos e apostas em kits de produtos, cashbacks e parcerias com empresas de serviços para descontos em estacionamentos, bares e restaurantes para atrair e fidelizar clientes. “A jornada de vendas do final de ano começa na Black e termina nas liquidações.  Em novembro, o consumidor procurou principalmente eletroeletrônicos e celulares e, agora, no Natal, data emotiva e presenteável, artigos de vestuário, calçados, acessórios”, explica Thiago Mazeto, diretor da Tray.  


Plataformas de ecommerce, como a Tray, e ERP, como o Bling, facilitam a jornada do empreendedor que vende online, com automações e integrações aos maiores marketplaces e plataformas digitais, que permitem sua atuação em múltiplas plataformas, de forma centralizada. Neste ano, as duas plataformas integraram seus sistemas a Temu e TikTok Shop, dando a mais de 200 mil lojistas que utilizam soluções de ecommerce das empresas da LWSA mais oportunidades de vendas pelos canais chineses, que têm crescido no Brasil. 

Planejamento, margem e pagamento


Além disso, para aproveitar as oportunidades do período com antecedência, o empreendedor deve ter planejado com antecedência sua estratégia de vendas, que inclui provisionar demanda, estoque e precificação para não comprometer margem e, ao mesmo tempo, garantir um checkout preparado para diferentes preferências de pagamento. “Além de executar as ações de alta sazonalidade, o empreendedor deve aproveitar esse período para avaliar o que funcionou, identificar pontos de melhoria e já projetar suas estratégias para 2026. Planejamento e gestão precisam anteceder esse momento e seguir como prioridade após o encerramento do ano”, afirma Marcelo Navarini, diretor do Bling. 

Já no pagamento, o lojista precisa reduzir barreiras e ampliar conversão com a oferta de múltiplas formas de pagamento. “Na pesquisa de Black, o Pix chegou a 38% da preferência (com avanço relevante vs. 2024), mas o cartão de crédito ainda é a forma de pagamento mais utilizada. Contudo, a oferta de múltiplos meios de pagamento atende diferentes perfis de consumo e reduz barreiras no fechamento da compra”, destaca Monisi Costa, diretora executiva de Banking e Payment da Vindi.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.