Deputada Federal Tia Eron assume presidência do PRB na Bahia
Pela primeira vez na história do partido uma mulher assume a coordenação estadual
Bahia|Do R7
A deputada federal Tia Eron toma posse como presidente estadual do PRB (Partido Republicano Brasileiro), nesta quinta-feira (22). Essa é a primeira vez, na história do partido, que uma mulher assume a coordenação estadual.
Negra, de família simples e nascida na Vila América, comunidade humilde da avenida Vasco da Gama, em Salvador, Eron começou sua história política ainda bem jovem ao trabalhar na Escola Bíblica Infantil da Igreja Universal do Reino de Deus. Lá foi convidada a sair candidata a vereadora.
No ano de 2000, foi eleita vereadora pela primeira vez, pelo PRF (Partido da Frente Liberal), hoje Democratas. Tia Eron garantiu lugar na Câmara de Vereadores de Salvador quatro vezes consecutivas, sendo que desde 2011 já estava filiada ao PRB.
É de sua autoria diversos projetos como: programa de cooperativas de hortas comunitárias; instituição normas para execução de obras no município; prioridade de matrícula para crianças cujas mães sofreram violência doméstica ou intrafamiliar; criação de Plano Municipal de Prevenção às Consequências das Chuvas; indicação ao prefeito e ao governador para inserção de matéria extracurricular sobre a Lei Maria da Penha e do combate à violência doméstica e intrafamiliar na grade da rede púbica, do estado e do município, dentre outros.
Em 2014, o PRB resolveu lançar Tia Eron como candidata a deputada federal e foi eleita com 116 mil 912 votos: sendo que em Salvador, a parlamentar recebeu 67 mil 151 votos.
— Nós trabalhamos dentro e fora da Câmara de Vereadores porque nossa luta não para. Lá dentro eu brigava por projetos visando benefícios para o povo e fora da Câmara, durante o período eleitoral, eu pedia voto.
Hoje, na Bahia, o PRB tem três prefeitos e oito vices. Além disso, elegeu dois deputados estaduais, dois federais e 126 vereadores, sendo que dois morreram e três deixaram o partido. No Brasil, o PRB conta com um ministro, um senador e 21 deputados federais.