Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresas ligadas ao transporte escolar são investigadas por fraude no interior da Bahia

Doze mandados de busca e apreensão e oito de prisão foram realizados pela PF 

Bahia|Do R7

Doze mandados de busca e apreensão e oito de prisão foram realizados pela PF (Polícia Federal), na manhã desta terça-feira (8), em cinco municípios baianos. De acordo com a PF, a operação visa combater os desvios de recursos Públicos e lavagem de dinheiro. As irregularidades envolviam empresas ligadas à locação de veículos, especialmente para a realização de transporte escolar, com recursos do PNATE/FNDE (Programa Nacional de Transporte Escolar) e do Funceb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Ainda segundo a polícia, a fraude investigada consistia em direcionar as licitações recorrentemente para determinadas empresas controladas por um grupo empresarial da região, registradas em nome de “laranjas”, que passavam a revezar-se nos contratos firmados com vários municípios, visando não chamar a atenção dos órgãos de fiscalização e controle.

Publicidade

Outro grupo de empresas de fachada era utilizado apenas para dar “cobertura” às firmas “vencedoras” nas licitações realizadas, visando dar ares de legalidade aos certames públicos.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A operação Prima Facie, aconteceu os municípios de Paripiranga, Ribeira do Pombal, Santa Brígida, Crisópolis e Jeremoabo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.