Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funcionários públicos são presos em operação contra organização criminosa na Bahia 

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra ex-secretários de Administração de Medeiros Neves 

Bahia|Do R7

MPF e PF deflagram a segunda fase contra organização criminosa em Medeiros Neto
MPF e PF deflagram a segunda fase contra organização criminosa em Medeiros Neto MPF e PF deflagram a segunda fase contra organização criminosa em Medeiros Neto

Nesta quarta-feira (13), o MPF (Ministério Público Federal) juntamente com a PF (Polícia Federal) deflagrou a segunda fase da operação Hera que cumpriu mandados de prisão preventiva de ex-secretários de Administração do município de e Medeiros Neto, situado a 846 km de Salvador. A operação visa a desarticular organização criminosa acusada de desviar verbas públicas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

De acordo com o MPF, o esquema criminoso era executado em sua maioria, por agentes públicos da prefeitura de Medeiros Neto, que inseriam dados falsos como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Após a compensação dos valores, estes servidores eram obrigados a devolver os acréscimos ilegalmente recebidos à Secretaria Municipal de Educação. No curso das investigações, a Polícia Federal e o MPF constataram que os ex-secretários de Administração de Medeiros Neto teriam praticado atos de obstrução de provas e seriam os principais mentores do esquema.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Durante a primeira fase da operação, deflagrada em março, a Justiça Federal determinou a indisponibilidade de bens e o afastamento dos cargos públicos de seis investigados; a condução coercitiva de quatro agentes públicos e a prisão preventiva de outros dois agentes, dentre eles, a secretária de Educação municipal. Conforme o MPF, o caso prossegue em investigação e aguarda o pronunciamento final do Poder Judiciário, por conta disso, os nomes dos envolvidos na ocorrência precisaram ser mantidos em sigilo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.