Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Salvador vai ganhar geladeira comunitária: "Qualquer pessoa poderá colocar e retirar os alimentos"

Baiano trouxe a ideia para Salvador com o objetivo de estimular a solidariedade

Bahia|Do R7*

Na foto acima, a geladeira solidária que foi instalada em Goiânia, Goiás e inspirou o baiano
Na foto acima, a geladeira solidária que foi instalada em Goiânia, Goiás e inspirou o baiano Na foto acima, a geladeira solidária que foi instalada em Goiânia, Goiás e inspirou o baiano

Já imaginou encontrar uma geladeira funcionando na rua? E mais, ainda saber que pode pegar algum alimento dela? É exatamente isso que vai acontecer a partir do dia 10 de novembro, na rua Santa Clara do Desterro, 85, em Nazaré, bairro da capital baiana.

A ideia de trazer a geladeira comunitária para Salvador foi de Zé Pimenta, um baiano que sonha em diminuir as distâncias e aumentar o pertencimento entre as pessoas. Ele teve a ideia após ver o exemplo de outras pessoas, como um empresário de Goiânia, em Goiás.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play!

Publicidade

— Acredito que a geladeira comunitária pode impactar diretamente o desperdício de comida em nossa cidade e a fome.

Em entrevista ao R7 BA, Zé Pimenta contou que a geladeira funcionará 24 horas. O princípio é simples: qualquer um pode abrir a porta, depositar alimentos ou se servir, sem que seja necessário pedir autorização, se cadastrar ou solicitar acesso.

Publicidade
Zé Pimenta tem a expectativa de ter, até junho de 2016, dez geladeiras comunitárias espalhadas por toda a cidade
Zé Pimenta tem a expectativa de ter, até junho de 2016, dez geladeiras comunitárias espalhadas por toda a cidade Zé Pimenta tem a expectativa de ter, até junho de 2016, dez geladeiras comunitárias espalhadas por toda a cidade

— Qualquer pessoa poderá colocar e retirar os alimentos. Isso que é o mais bacana, não é apenas para as pessoas em situação de rua, mas também aquele cara que só tem a grana do ônibus, mas que está com sede e fome. Hoje, ele pega da geladeira, amanhã, quem sabe não vai ser ele que irá encher novamente? Acreditamos muito na bondade das pessoas. Esse é o nosso combustível.

Ele conta que sua intenção ao trazer a ideia para Salvador é de compartilhar o amor e afirma acreditar que este amor é capaz de motivar pessoas.

Publicidade

— Vamos mudar o mundo, começando por pequenos mundos. O nosso em primeiro lugar. Nós nascemos bons, por algum motivo, esquecemos disso com o tempo. Peça para uma criança te ajudar a carregar um sofá. Ela vai sem pestanejar. Talvez não mova um centímetro, mas tenha certeza que, pelo menos, ela vai tentar. E sorrindo!

Zé Pimenta tem a expectativa de ter, até junho de 2016, dez geladeiras comunitárias espalhadas por toda a cidade e depois expandir a outros eletrodomésticos.

*Colaborou a estagiária Kátia Prado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.