Setembro Amarelho: campanha de prevenção ao suicídio é lançada na Bahia
Associação Psiquiátrica defende a necessidade de falar no assunto, considerado tabu
Bahia|Do R7
O dia 10 de Setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio. Por isso, a APB (Associação Psiquiátrica da Bahia) e o SindiMed (Sindicato dos Médicos) lançaram a campanha Setembro Amarelo, pela prevenção do suicídio. Em Salvador, diversas atividades serão realizadas durante todo o mês.
Essa iniciativa partiu da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), pois o tema é considerado tabu e pouco discutido na sociedade. Segundo a OMS, a cada 40 segundos, no mundo, uma pessoa se mata. No Brasil, 30 pessoas cometem suicídio, todos os dias.
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
As doenças mentais estão associadas a quase 100% dos casos. Por isso, o tratamento adequado pode salvar muitas vidas. A diretora da APB e coordenadora da campanha, Dra. Sandra Peu, defende a necessidade do alerta e de se falar abertamente sobre as formas de prevenção.
— A sociedade tem que quebrar o silêncio e enfrentar o problema de frente. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento das pessoas que precisam de ajuda
Segundo a psiquiatra, as estatísticas vêm crescendo em todo o mundo, inclusive entre os mais jovens. O suicídio já mata mais jovens do que o HIV. Em mais de 90% das ocorrências é possível prevenir.
Programação completa do Setembro Amarelo - Agenda Salvador
Quinta (1º): Iluminação do Elevador Lacerda
Sexta (2): Show Pra Vida com Psirico, Esquina de Minas e Banda Levaê
Onde: Praça Tereza Batista, Pelourinho
Quando: das 20h às 22h horas na Praça Tereza Batista,
Terça (6): Coletiva de imprensa no SindiMed, com Aresentação das atividades de educação para a prevenção do suicídio e discussão sobre abordagem do tema pela imprensa.
Quando: 19:30h
Onde: SindiMed- rua Macapá, 241, Ondina
Quinta (8): Mesa redonda Suicídio: como abordar e prevenir, com a participação de Dra. Miriam Gorender, vice-presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia, Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e Reinaldo Martins, diretor para assuntos de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Bancários da Bahia. A mesa será presidida pelo Dr. Francisco Magalhães, presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (SindiMed).
Evento aberto ao público
Onde: SindiMed- rua Macapá, 241, Ondina
Quando: 19:30h
Sexta (9): Palestra sobre Prevenção do Suicídio para a Polícia Militar
Onde: auditório da SEAGRI - CAB
Quando: 9h
Quarta (14): Palestra sobre Prevenção do Suicídio no Tribunal de Justiça
Onde: Tribunal de Justiça da Bahia, CAB
Quando: 13h
Sábado (30): Iluminação da Basílica do Nosso Senhor do Bonfim.