Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Advogado confirma que Joesley e Saud passarão a noite em São Paulo

Executivos serão transferidos para Brasília na próxima segunda-feira (11)

Brasil|, com R7

Joesley Batista e Ricardo Saud passarão noite na Superintendência da PF em SP
Joesley Batista e Ricardo Saud passarão noite na Superintendência da PF em SP Joesley Batista e Ricardo Saud passarão noite na Superintendência da PF em SP

O advogado do empresário Joesley Batista e do executivo Ricardo Saud, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, confirmou neste domingo (10) que o dono e o diretor da JBS vão passar a noite deste domingo (10) na superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

Segundo o defensor, os dois serão transferidos para Brasília nesta segunda-feira (11). Joesley e Saud se entregaram na tarde deste domingo, após terem prisão decretada pelo ministro Edson Fachin na sexta (8).

O pedido havia sido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em razão da violação do acordo de colaboração premiada e omissão de informações.

"Nós não vai ser preso", diz Joesley em áudio que o levou para a cadeia

Publicidade

Joesley e Saud chegaram acompanhados de seus advogados na sede da PF por volta das 13h. Cerca de 2 horas depois os defensores deixaram o prédio. A expectativa é de que Joesley e Saud façam exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) de Brasília.

Em nota, Joesley Batista e Ricardo Saud afirmam que não mentiram nem omitiram informações no processo que levou ao acordo de colaboração premiada e que estão cumprindo o acordo.

Publicidade

Decisão do Supremo

Os executivos foram para trás das grades após decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin. Em sua decisão,o magistrado diz haver “indícios suficientes” de que os delatores omitiram informações no acordo delação premiada firmado com a PGR em maio. Segundo Fachin, a entrega de informações, uma contrapartida da delação premiada, foi feita de forma "parcial e seletiva".

Publicidade

O ministro suspendeu todos os benefícios concedidos ao delatores que, assim, perdem momentaneamente a imunidade penal que tinham conquistado junto à PGR.

Joesley e Saud cumprem prisão temporária, com prazo inicial de cinco dias, o que poderá posteriormente ser estendido por igual período, ou convertida em prisão preventiva, quando não há prazo para acabar.

Entenda o caso

O empresário Joesley Batista, um dos acionistas do frigorífico JBS e um dos maiores doadores de campanhas eleitorais no Brasil, fechou acordo de delação premiada com a PGR em maio, quando entregou aos investigadores da força-tarefa da Lava Jato o áudio de uma conversa entre ele e o presidente Michel Temer.

Em troca das informações, Joesley e outros executivos da J&F receberam o benefício da imunidade penal (não seriam presos).

Mas para o acordo continuar valendo, os delatores se comprometeram a entregar novos documentos que comprovassem as acusações feitas — entre elas, a de que a J&F teria feito doações a mais de 1.800 políticos.

Nos documentos entregues em 31 de agosto, havia um áudio, gravado em 17 de março deste ano, em que Saud e Joesley conversam sobre o ex-procurador da República Marcelo Miller, que na data ainda trabalhava no Ministério Público Federal — após se desligar do MPF, em abril, ele foi contratado pelo escritório de advocacia que cuidou do acordo de leniência da J&F (delação premiada das empresas).

Com a suspeita de que Miller teria aconselhado os executivos em meio às negociações de delação premiada, Janot anunciou na segunda-feira (4) a revisão dos acordos de Joesley, Saud e também do advogado Francisco de Assis e Silva, diretor jurídico da J&F. Na quinta e na sexta-feira, os três executivos prestaram esclarecimentos à PGR, além do ex-procurador Miller.

No sábado (9), a defesa dos delatores solicitou audiência com o ministro Fachin, antes de o magistrado decidir sobre a prisão, e colocou os passaportes dos executivos à disposição da Justiça, num esforço para demonstrar que os acusados não iriam fugir do País. O encontro com o ministro do STF acabou não acontecendo.

Ouça o trecho de conversa em que Saud e Joesley conversam sobre Marcelo Miller:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.