Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aécio acusa Dilma de 'faltar com a verdade' para vencer as eleições

Senador disse que não foi uma desonra perder as eleições, principalmente quando cumpriu a lei

Brasil|

Aécio Neves afirmou que, após o debate eleitoral à presidência em 2014, reencontraria a presidente afastada no julgamento do impeachment
Aécio Neves afirmou que, após o debate eleitoral à presidência em 2014, reencontraria a presidente afastada no julgamento do impeachment Aécio Neves afirmou que, após o debate eleitoral à presidência em 2014, reencontraria a presidente afastada no julgamento do impeachment

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez nesta segunda-feira (29) um duro pronunciamento em direção à presidente afastada Dilma Rousseff durante a sessão de julgamento final do impeachment da petista no Senado Federal.

O tucano acusou Dilma de ter vencido as eleições de 2014, quando ele saiu derrotado, faltando com a verdade e cometendo ilegalidades.

— Não poderia imaginar que, depois de nos despedirmos do último debate (eleitoral de 2014), nos encontraríamos nessas condições.

O tucano afirmou que não foi desonra alguma para ele perder as eleições, principalmente quando se cumpre a lei.

Publicidade

— Não digo o mesmo quando se vence as eleições faltando com a verdade e cometendo ilegalidades. 

Neves questionou o discurso que Dilma vem repetindo de que está legitimada no cargo pelos 54,5 milhões de votos que teve no pleito de 2014.

Publicidade

— O voto, sabemos nós, não é um salvo-conduto. É uma delegação que pressupõe deveres e direitos, e o maior dos deveres é o respeito às lei, à constituição.

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

Publicidade

O senador também perguntou se a presidente afastada se sente responsável pela crise econômica que o Brasil está enfrentando. 

Dilma disse que, após sua eleição em segundo turno no ano de 2014, uma série de medidas foram tomadas pela oposição para "tentar desestabilizar" seu governo. Em resposta a Aécio, a petista citou as tentativas dos tucanos de pedir recontagem de votos, auditorias em urnas eletrônicas e disse que "não tem nada de mal ganhar ou perder eleição".

— Eu saúdo todos aqueles que participam de eleições diretas, inclusive o senhor, que tem meu maior respeito por isso. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permitiu minha diplomação porque não encontrou nenhuma irregularidade.

Dilma frisou que a diplomação foi permitida pelo TSE e que o mesmo tribunal abriu investigação sobre as contas de campanha do senador tucano.

Redes sociais

O PSDB reagiu nas redes sociais à resposta de Dilma dirigida a Aécio. Na conta oficial do Twitter, uma mensagem publicada pelo partido tucano afirma que Dilma não respondeu à pergunta, após Aécio questionar se ela se sentia responsável pela recessão econômica do País.

"#ImpeachmentJá: Dilma Rousseff segue não respondendo às perguntas dos senadores", diz o texto.quanto Dilma dava sua resposta a Aécio, a bancada do PSDB na Câmara afirmou que a presidente afastada não reconheceu erros. "Mais uma vez Dilma não admite erros pela gravíssima recessão econômica e aponta supostos fatores externos. #TchauQuerida #impeachment."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.