Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Antes de encontro com Dilma, governadores se reúnem para afinar discursos

Reunião com a presidente acontece no Palácio da Alvorada

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

A presidente Dilma receberá representantes dos Estados para discutir a “governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa”
A presidente Dilma receberá representantes dos Estados para discutir a “governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa” A presidente Dilma receberá representantes dos Estados para discutir a “governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa”

Governadores de cinco Estados fizeram uma reunião preliminar na tarde desta quinta-feira (30), em Brasília, antes de se encontrarem com a presidente Dilma Rousseff.

Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin; Paraná, Beto Richa; Goiás, Marconi Perillo; Espírito Santo, Paulo Hartung; e Pará, Simão Jatene, discutiram uma “pauta comum” para levar até à presidente. A vice-governadora do Mato Grosso do Sul, professora Rose, também participou da reunião no lugar do governador, Reinaldo Azambuja, que cumpre agenda no exterior.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Durante quase duas horas ss chefes dos governos estaduais estiveram reunidos na representação do governo do Paraná, em Brasília. 

Publicidade

Richa disse que o País vive uma crise "ética e finaceira" e que o Governo Federal precisa apresentar alternativas para reverter o atual cenario e garantias de proteção aos empregos. De acordo com o governador do Paraná, o ajuste fiscal é necessário, mas os Estados e o trabalhadores não podem ser penalizados. 

O governador de São Paulo defendeu que as medidas propostas pelo governo para alcançar o reequilíbrio economico tem que preservar e gerar empregos. Alckmin sugeriu que o Governo Federal faça um pacto pelo emprego e desenvolvimento. Alckmin negou que a pré-reunião fosse de governadores da oposição e explicou que os representantes têm "necessecidades que os unem".

Publicidade

O governador do Pará anunciou que vai pedir à presidente Dilma que os Estados sejam recompensandos pelas perdas economicas de 2014. Jatene comentou o Projeto de Lei que trata dessas compensações e afirmou que pedirá à Dilma que transforme o texto em Medida Provisória. 

Jatene explicou que os Estados têm endividamentos distintos, que devem ser tratados separadamente.

— Ninguém faz oposição ao País e ninguém quer a crise. A crise não interessa à ninguém.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.