Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Antes mesmo de tomar posse, Berzoini inicia articulação política no Congresso

Futuro ministro das Relações Institucionais reúne líderes no Planalto

Brasil|Do R7, em Brasília

Berzoini reúne líderes do Congresso no Palácio do Planalto
Berzoini reúne líderes do Congresso no Palácio do Planalto

Ricardo Berzoini nem tomou posse como ministro das Relações Institucionais, mas iniciou, nesta segunda-feira (31), reuniões para articulação política com senadores e deputados.

O futuro ministro convocou os líderes do PT e do PMDB no Senado e na Câmara, além dos líderes do governo, para uma reunião, no Palácio do Planalto, com ele e com a atual ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Além de ser uma reunião de transição, já que nesta terça-feira (1º), ele toma posse no cargo no lugar de Ideli, Berzoini também deve usar o encontro para negociar projetos e temas que são delicados para o governo federal.

Leia mais notícias no R7


No Senado, um requerimento para instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, já tem assinaturas suficientes. Parlamentares da base aliada ao governo, como o PMDB, assinaram o documento pedindo uma investigação sobre estatal.

Uma CPI em ano eleitoral é desgastante para o governo. Sabendo disso, o PT vai tentar evitar a instalação da comissão, convencendo senadores a retirar as assinaturas.


Outro tema que pode ser discutido entre Planalto e Congresso é a aprovação, no Senado, do Marco Civil da Internet. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada, mas ainda depende de apreciação dos senadores.

O objetivo do governo é acelerar a tramitação para sancionar o texto até o fim de abril. A intenção é que o Brasil participe da Conferência Internacional sobre Governança na Internet, em São Paulo, com uma legislação aprovada sobre o tema.


Reforma ministerial

Berzoini vai assumir o posto de ministro das Relações Institucionais para substituir Ideli Salvatti, que vai para a Secretaria de Direitos Humanos.

A titular da pasta, ministra Maria do Rosário, vai deixar o governo para disputar as eleições como candidata à deputada federal.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.