Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aplicativo permite fiscalizar gastos de deputados paulistas

Plataforma da Assembleia Legislativa de SP foi lançada nesta quarta (20)

Brasil|Fernando Mellis, do R7

"Fiscaliza Cidadão" está disponível somente para o sistema Android
"Fiscaliza Cidadão" está disponível somente para o sistema Android "Fiscaliza Cidadão" está disponível somente para o sistema Android

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) lançou nesta quarta-feira (20) um aplicativo para que a população consulte os gastos dos 94 deputados estaduais que integram a casa legislativa.

O "Fiscaliza Cidadão" foi desenvolvido sem custo para os cofres públicos por uma empresa de tecnologia.

Com o app, é possível saber qual é a placa oficial do carro de cada parlamentar, ter acesso à lista de funcionários dos gabinetes e também seus respectivos gastos mensais.

Entretanto, os salários dos servidores não estão disponíveis porque uma decisão judicial impede que os rendimentos sejam divulgados nominalmente.

Publicidade

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), lembrou que as despesas dos parlamentares já podem ser consultadas por meio do site Transparência, mas o aplicativo traz informações mais complexas.

— Nosso intuito [com o app] é dar oportunidade, de maneira simples e descomplicada, a esses dados.

Publicidade

Os dados referentes às despesas serão disponibilizados no aplicativo assim que forem incluídos no sistema de contas da Alesp. 

Outra ferramenta que vai ajudar na transparência é a consulta das placas pretas dos carros oficiais usados pelos deputados. Inserindo o número da placa, o cidadão vai poder saber quem é o parlamentar responsável por aquele veículo. 

Publicidade

Segundo o parlamentar, um dos objetivos é buscar a confiança da sociedade.

— Hoje se tem uma ideia na sociedade de que o Legislativo é uma caixa preta. Existe uma descrença muito grande. Temos uma plena convicção que o resgate da confiança nos Legislativos passa por uma transparência absoluta na atuação de cada um dos parlamentares, mostrando para a sociedade o que se faz e como se aplica o dinheiro público.

O aplicativo "Fiscaliza Cidadão" já está disponível para o sistema operacional Android e em dentro de uma semana poderá ser baixado por usuários do iOS.

A Assembleia Legislativa paulista custou, em 2016, R$ 987 milhões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.