Aplicativo permite vigiar gastos de deputados federais
Projeto foi desenvolvido por estudantes da PUC do Rio Grande do Sul
Brasil|Do R7
Alunos da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), do IFRS (Instituto federal do Rio Grande do Sul) e da Unisinos desenvolveram um aplicativo que permite aos usuários acompanhar e comparar alguns gastos dos deputados federais brasileiros. O “Meu Deputado” está disponível até o momento somente para iPhones.
O app mostra os gastos dos deputados federais mensalmente. É possível ainda identificar onde foi investida a verba destinada aos políticos, como divulgação, combustível, passagens áreas, hospedagem, entre outros.
“A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações”, afirma Claudio da Silva Dias Junior, um dos desenvolvedores.
Os integrantes do grupo que ajudou a elaborar e executar o projeto são Anderson Kloss (Ciência da Computação – PUCRS), Claudio da Silva Dias Junior (Ciência da Computação – PUCRS), Felipe Vielitz (Jogos Digitais – Unisinos), Gianfranco Meneguz (Sistemas para Internet – IFRS), e Kévin Cardoso de Sá (Jogos Digitais – Unisinos).
Eles participam do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), programa para capacitação em tecnologias iOS oferecido por PUC-RS (pela Faculdade de Informática) e Instituto Eldorado.
A ideia surgiu após os alunos serem incitados a desenvolver um aplicativo que compreendesse uma problemática da sociedade. A política, então, foi o caminho escolhido.
O app permite que o usuário acesse as notas fiscais referentes aos seus gastos. Uma das opções é enviar um e-mail — já existe um texto base pronto — questionando sobre o destino dos recursos públicos.