Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aplicativo que indica tratamento precoce contra covid-19 sai do ar

TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde com orientações como uso da cloroquina, não está mais disponível nesta quinta

Brasil|Do R7, com informações da Agência Estado

Cloroquina está entre produtos contidos nas orientação do aplicativo
Cloroquina está entre produtos contidos nas orientação do aplicativo Cloroquina está entre produtos contidos nas orientação do aplicativo

O aplicativo do Ministério da Saúde "TrateCov", que recomenda o "tratamento precoce" a pacientes com sintomas de covid-19, saiu do ar nesta quinta-feira (21). As indicações de tratamento incluiam remédios sem eficácia comprovada contra a doença, caso da cloroquina e da hidroxicloroquina.

Leia também

A lista de medicamentos é sugerida pela plataforma, que só pode ser usada por médicos, para qualquer soma de dois sintomas, mesmo se o paciente não saiu de casa ou teve contato com um infectado nas duas últimas semanas.

Aplicativo do Ministério da Saúde fora do ar
Aplicativo do Ministério da Saúde fora do ar Aplicativo do Ministério da Saúde fora do ar

O aplicativo foi apresentado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello na semana passada, quando esteve em Manaus (AM), onde o sistema foi colocado em prática. A intenção era expandir para todo o Brasil.

O Ministério da Saúde explica que o TrateCov sugere o diagnóstico por meio de pontos que obedecem a "rigorosos critérios clínicos". A indicação de uso de cloroquina e antibiótico pode ser feita até a um recém-nascido com diarreia e fadiga, pois a idade não interfere na pontuação apresentada pelo aplicativo.

Publicidade

Se o médico não quiser receitar o "tratamento precoce", precisa justificar dentro do aplicativo, por exemplo, pela "recusa do paciente", "contraindicação médica" ou "falta do medicamento".

Procurado nesta quinta, o ministério ainda não comentou por que o app está fora do ar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.