Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após manifestações nas ruas em junho, avaliação de governantes sofre queda generalizada, diz Ibope

Mesmo com queda na aprovação, avaliação do governo Dilma supera a de governadores

Brasil|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

Após protestos, números mostram queda na avaliação do governo Dilma, mas aprovação é maior que a dos governadores
Após protestos, números mostram queda na avaliação do governo Dilma, mas aprovação é maior que a dos governadores Após protestos, números mostram queda na avaliação do governo Dilma, mas aprovação é maior que a dos governadores

O percentual de brasileiros que considera o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ótimo ou bom caiu de 55% para 31%, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope. No entanto, o número está acima da média de avaliação ótima ou boa dos governadores e prefeitos, que ficou em 28%.

A porcentagem de quem considera o governo de Dilma regular subiu de 32% para 37%. Os brasileiros que consideram o governo Dilma ruim ou péssimo foram de 13% para 31% em julho. Por fim, 1% dos entrevistados não soube avaliar o governo Dilma.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 12 deste mês, portanto, depois dos protestos populares que atingiram o País. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos. Nesta edição da pesquisa foram ouvidas 7.686 pessoas em 434 municípios.

Apesar dos números apresentados na pesquisa, ainda é possível reverter o cenário de queda, segundo o gerente executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

Publicidade

— Possível é, [já que] essa queda foi muito influenciada pelas manifestações. Vai depender da evolução das questões econômicas, que não estão evoluindo bem. Se a inflação continuar corroendo os salários, essas percepções acabam prejudicando. As manifestações servem como gatilho para lembrar dos problemas. Difícil é saber se vai subir para os níveis anteriores.

Celebridades na política: veja artistas que defendem suas causas

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Uma coleção de 'bafos': Barbosa já xingou jornalista e deixou Dilma no vácuo

Publicidade

A aprovação da maneira de governar da presidente, que considera basicamente a postura de Dilma, caiu de 71% para 45%. Por outro lado, os que desaprovam a maneira de governar subiram de 25% para 49%. Aqueles que não sabem ou não responderam ficaram em 1%. Já a maneira de governar dos governadores, segundo a pesquisa, é de 28%.

Confiança em Dilma

O nível de confiança da população na presidente também oscilou negativamente, de 67% para 45%. Já o indíce de desconfiança subiu de 28% para 50%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam ficaram em 5%.

Dilma cria grupo para ligar governo às redes sociais

Leia mais notícias de Brasil

Segundo pesquisa divulgada no mês passado, o índice de pessoas que consideravam o governo da presidente Dilma Rousseff ótimo ou bom caiu oito pontos percentuais desde março deste ano e chegou a 55%, de acordo com pesquisa CNI/Ibope.

Manifestações

A maioria dos brasileiros é a favor dos protestos pelo País: 89% são a favor das manifestações, segundo a pesquisa CNI/Ibope. Por outro lado, 9% dos entrevistados são totalmente contra e 2% não responderam. Entre os que apoiam, 39% ressalvaram concordar com os protestos, desde que sem violência.

Questionados sobre a participação nas manifestações, 84% dos entrevistados disseram que não saíram às ruas, apenas 9% participaram, 6% responderam que alguém da família participou e 1% não respondeu.

Segundo a pesquisa, quanto mais velho o entrevistado, menos ele concorda com as manifestações. A posição contrária aos protestos também é maior entre os entrevistados com menor grau de instrução e menor nível de renda familiar.

O estudo mostrou ainda que as notícias sobre manifestações foram as mais lembradas pelos entrevistados. Para 28% da população, essa foi a notícia mais importante do mês.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.