Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Após pedido de vista, presidente do Conselho de Ética prevê fim de processo contra Cunha em 2016

Relator apresentou parecer pela continuidade do processo nesta terça-feira

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília


O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), ao lado do relator Fausto Pinato (PRB-SP)
O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), ao lado do relator Fausto Pinato (PRB-SP)

Após o pedido de vista que adiou a análise da admissibilidade do pedido de cassação de mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), estimou que o processo se estenda até 2016.

Inicialmente, Araújo disse que havia possibilidade de o caso ser definido antes do início do recesso parlamentar, previsto para o dia 22 de dezembro.

— Os prazos são claros. Tem 90 dias para tramitar e logicamente nenhuma das partes iria deixar que isso acabasse antes do último dia. Isso precisa ser discutido, conversado até o último dia possível que será dentro dos 90 dias úteis.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Ele disse que pretende concluir este ano pelo menos a votação do parecer do relator, Fausto Pinato (PRB-SP). Nesta terça-feira (24), Pinato leu seu relatório no Conselho de Ética recomendando a continuidade do processo contra Cunha.

No dia 13 de outubro o PSOL e a Rede Sustentabilidade protocolaram pedido de cassação do mandato de Cunha argumentando que ele mentiu durante depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras ao afirmar que não mantinha contas bancárias no exterior.


Advogado de Cunha diz que adiamento de processo no Conselho de Ética é uma vitória

No entanto, a PGR confirmou a existência de ativos na Suíça em nome do deputado e de familiares dele. O valor total seria perto de US$ 5 milhões (pouco mais de R$ 20 milhões segundo a cotação atual do dólar).


Logo após o relator apresentar o seu voto, o deputado Sérgio Brito (PSD-BA) e outros aliados de Cunha pediram vista alegando que precisam de mais tempo para analisar o processo. O prazo regimental para que os deputados devolvam o documento é de dois dias úteis, mas como não haverá sessão nos próximos dias, a data da próxima reunião do Conselho de Ética ficou para terça-feira (1º), quando serão retomadas as discussões.

7 em cada 10 brasileiros defendem afastamento de Eduardo Cunha, segundo pesquisa

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) disse que o pedido de vista é regimental e foi usado pelos aliados de Cunha para atrasar o processo.

— Há um sentimento dos aliados do deputado Eduardo Cunha de que se nós entrarmos em recesso, dezembro, Natal e as férias de janeiro vão fazer com que os ânimos esfriem.

Em uma tentativa de pressionar Cunha a deixar o comando da Casa, o PSDB, Rede Sustentabilidade, Psol, PPS, DEM e PSB não enviaram representantes à reunião de líderes e esvaziaram o plenário da Câmara. Eles também prometem obstruir as votações até que Cunha se afaste.

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmou que a situação de Cunha fica mais complicada a cada dia que passa.

— A partir do momento em que ele mostra que não tem o menor pudor em usar o próprio cargo para se defender com manobras regimentais para retardar o julgamento de seu caso no Conselho de Ética ele evidencia que vai passar a ocupar a cadeira em benefício próprio.

Na última semana, Cunha foi acusado por parlamentares de fazer uma manobra regimental para cancelar a sessão do Conselho de Ética quando seria lido o parecer de Pinato.

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.