Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputados conseguem adiar mais uma vez andamento de processo contra Cunha

Na semana passada, presidente da Câmara fez manobra para evitar leitura de relatório

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Aliado de Cunha garantiu mais um adiamento no Conselho de Ética
Aliado de Cunha garantiu mais um adiamento no Conselho de Ética Aliado de Cunha garantiu mais um adiamento no Conselho de Ética

Como já era comentado nos bastidores, um pedido de vista adiou, pela segunda vez, a votação que poderá dar continuidade ao processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O relatório do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que defende o andamento da ação contra o peemedebista, foi lido no Conselho de Ética, na tarde desta segunda-feira (24).

O pedido de vista foi feito inicialmente pelo deputado Sérgio Brito (PSD-BA) e seguido por outros parlamentares. Eles alegaram que precisam de mais tempo para analisar o processo.

Com esse pedido de vista coletivo, foi remarcada para a próxima terça-feira (1º) a votação pela continuidade ou não da ação contra Cunha. Se o colegiado der prosseguimento, inicia-se a fase de instrução.

O advogado de Cunha, Marcelo Nobre, pediu ao presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que Pinato fosse substituído, por ter manifestado o voto dele antecipadamente e sem ter ouvido a defesa.

Publicidade

— O relator não nos aguardou, não teve interesse em se preocupar com os argumentos que a defesa traria.

Pinato justificou que não há, no Regimento Interno da Câmara, qualquer previsão de defesa antes que o processo seja aceito pelo Conselho. Além disso, ele afirmou que só comunicou o voto à imprensa depois de tê-lo protocolado.

Publicidade

Araújo decidiu manter Pinato na relatoria do processo e disse que vai encaminhar o pedido da defesa à assessoria jurídica do Conselho. Em seguida, o relator leu seu parecer favorável à continuidade do processo de cassação contra Cunha.

— Sendo assim, conclui-se que, para o prosseguimento disciplinar, é necessário apenas que esteja convencido de que há elementos mínimos que indicam a existência do mundo fático de ato contrário ao decoro parlamentar e de indícios de autoria.

Publicidade

Segundo a representação feita no Conselho de Ética, o presidente da Câmara mentiu aos colegas de Parlamento durante a CPI da Petrobras, em março, ao negar que possuía contas bancárias no exterior. Em outubro, a PGR (Procuradoria-Geral da República) recebeu informações de autoridades da Suíça que comprovam que Cunha, a mulher e uma filha tinham dinheiro em bancos daquele país.

O relator usou como base declarações da PGR para argumentar o voto.

— Neste contexto, a afirmação do representado [Cunha] de que não tem qualquer tipo de conta em qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada em seu Imposto de Renda, deve ser melhor analisada, haja vista que há pronunciamento oficial por parte da Procuradoria-Geral da República afirmando peremptoriamente que o representado, de fato, é possuidor de contas na Suíça. 

Pressão

A oposição decidiu nesta terça-feira fazer uma espécie de "operação tartaruga" para dificultar os trabalhos do presidente da Casa. PSDB, DEM, PPS, PSB, PSOL e Rede não participaram da reunião de líderes, que acontece semanalmente no gabinete do peemedebista para discutir o que entrará na pauta de votações.

Os partidos também pretendem obstruir as votações em plenário. De acordo com o líder das minorias, Bruno Araújo (PSDB-PE), os partidos também prometeram esvaziar a sessão plenária desta terça.

— Nós só vamos para o plenário quando tiver quórum.

A debandada é uma reação à manobra de Cunha realizada na última semana para cancelar a sessão do Conselho de Ética quando seria lido o parecer de Pinato. Com isso, os oposicionistas pretendiam jogar nas mãos do governo a responsabilidade de atingir a quantidade mínima de 257 deputados para o início da votação.

Amanhã, partidos da oposição irão à PGR (Procuradoria-Geral da República) para protocolar um pedido de afastamento de Cunha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.