Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avaliação positiva do governo Dilma sobe para 43%, diz Ibope

Percentual de "ótimo" e "bom" subiu seis pontos percentuais desde setembro, indica pesquisa

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Índice de desaprovação do governo caiu dois pontos percentuais
Índice de desaprovação do governo caiu dois pontos percentuais Índice de desaprovação do governo caiu dois pontos percentuais

A avaliação positiva do governo Dilma subiu seis pontos percentuais desde setembro e passou de 37% para 43%, segundo Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta sexta-feira (13).

O número de pessoas que avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff como “ótimo ou bom” cresceu seis pontos percentuais em relação a setembro, quando 37% consideravam o governo bom. O índice é também superior ao percentual da população que avalia o governo como “regular”, que caiu de 39% para 35%.

Além disso, o número de pessoas que consideram o governo “ruim ou péssimo” caiu dois pontos percentuais, ficando em 20%. Em setembro, o índice era de 22%.

Com leve alta, popularidade de Dilma vai a 56%, diz pesquisa CNI-Ibope

Publicidade

PF confirma que recebeu mandado de prisão do deputado Pedro Henry

Mesmo com o aumento no percentual de eleitores que consideram o governo “ótimo ou bom”, o governo Dilma ainda não retomou os índices de aprovação registrados no começo deste ano — em março, a avaliação positiva era de 63%. 

Publicidade

Em julho, logo depois das manifestações que tomaram o País, a aprovação do governo atingiu o recorde negativo de 31%; em setembro, o percentual já havia passado para 37%.

O Ibope aplicou 15.414 entrevistas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre 23 de novembro e 2 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Crescimento

De acordo com o gerente-executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, a tendência é de que o crescimento na avaliação do governo continue. Segundo ele, muito desse movimento reflete uma recuperação da forte queda registrada em julho, após as manifestações populares.

— A recuperação vem como um movimento natural, como reação ao índice de junho, que teve uma queda muito forte. Outra parte, quando a gente percebe na área de saúde, a resposta do Mais Médicos foi uma resposta que agradou à população.

De acordo com Fonseca, mesmo com o movimento positivo de avaliação do governo, o Brasil vai entrar em um cenário eleitoral bastante instável e, por isso, é difícil prever o comportamento dos números na próxima pesquisa.

Popularidade nos Estados

A popularidade da presidente Dilma ainda é maior na região Nordeste, onde 52% da população consideram o governo “ótimo ou bom”. Além disso, 68% dos nordestinos aprovam a maneira de governar da presidente.

Os piores índices de avaliação estão na região Sudeste, onde 38% consideram o governo “bom ou ótimo” e metade dos moradores aprova a forma que a presidente Dilma conduz as políticas.

No recorte por Estado, o Amazonas é a unidade da Federação onde Dilma é mais bem avaliada — 64% dos amazonenses consideram o governo “bom ou ótimo” e 72% aprovam a maneira de governar da presidente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.