Blairo Maggi assume a presidência da Comissão de Meio Ambiente do Senado
Na Câmara, plenário aprova desmembramento de comissão de Educação e Cultura
Brasil|Da Agência Brasil
O senador Blairo Maggi (PR-MT) assumiu nesta quarta-feira (27) a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle. Na eleição, o nome dele sofreu resistência por parte de parlamentares ligados ao movimento ambientalista, com o argumento que lhe falta perfil para comandar a comissão.
Ao tomar posse, o senador e ex-governador de Mato Grosso disse que sua atuação como produtor e as medidas que adotou para preservação ambiental em seu Estado, quando governador, o credenciaram para assumir a comissão.
Câmara
Depois de acordo entre os líderes partidários para ampliar o número de comissões permanentes da Câmara dos Deputados, o plenário aprovou hoje um projeto de resolução desmembrando a Comissão de Educação e Cultura em duas — a Comissão de Educação e a Comissão de Cultura. Com isso, a Casa passa a ter 21 comissões fixas.
A medida visa a abrir espaço para novas legendas. O comando desses colegiados é definido proporcionalmente, conforme o tamanho dos partidos.
Inicialmente, os líderes haviam decidido desmembrar outras duas comissões: a do Desporto e Turismo e a da Saúde e Previdência.
Contudo, como o aumento do número de comissões mudaria também o coeficiente para a distribuição dos postos de comando, alguns partidos se posicionaram contra a proposta.