Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil tem 20 regiões urbanas com mais de um milhão de habitantes

Campinas, Baixada Santista e São José dos Campos figuram em ranking dominado por capitais

Brasil|Do R7

Aglomerações urbanas no Brasil representam grande parte da população brasileira
Aglomerações urbanas no Brasil representam grande parte da população brasileira Aglomerações urbanas no Brasil representam grande parte da população brasileira

São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking das regiões urbanas no País com o maior número de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, o Brasil conta com 20 regiões urbanas com mais de 1 milhão de habitantes.

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (25) na pesquisa Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas no Brasil, a região de São Paulo tem 19,6 milhões de habitantes, espalhados em seus 36 municípios.

Em segundo lugar, vem a concentração urbana formada por 21 municípios envolvendo a capital do Rio de Janeiro. São 11,9 milhões de pessoas que moram na região.

Em terceiro lugar aparece Belo Horizonte, em uma região formada por 23 municípios e 4,7 milhões de pessoas.

Publicidade

Fora das capitais

Os dados compõem um perfil das regiões urbanas brasileiras, em sua maioria concentradas nas capitais. Porém, alguns aglomerados habitacionais fogem desta regra, como é o caso de Campinas, da Baixada Santista e de São José dos Campos, todas em São Paulo.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Quase três milhões de pessoas se deslocam para estudar e trabalhar todos os dias no Rio e SP

Publicidade

Com oito cidades, a região de Campinas concentra cerca de 1,9 milhão de pessoas. Esse número a coloca à frente de outras capitais, como Manaus (AM), com 1,8 milhão de habitantes em uma única cidade.

A Baixada Santista, que tem em Santos seu principal foco entre suas sete cidades, aglomera 1,6 milhão de habitantes. Em seguida, os dez municípios da região urbana de São José dos Campos contabilizam 1,4 milhão de pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.