Brasil tem 627 espécies animais ameaçadas de extinção, aponta IBGE
Metade está em situação de vulnerabilidade
Brasil|Do R7
O Brasil registra 627 espécies da fauna sob ameaça de extinção, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Metade destas espécies estão em situação de vulnerabilidade, que aponta um elevado risco de extinção da natureza em um curto prazo.
Os dados fazem parte dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2015, divulgados na manhã desta sexta-feira (19) pelo IBGE.
Entre as espécies mais ameaçadas estão as aves (160), os peixes de água doce (142), seguidos pelos insetos (96).
No bioma da Mata Atlântica está o maior número de espécies ameaçadas, tanto da flora quanto da fauna, com 275 e 269 exemplares, respectivamente. O Cerrado vem em seguida, com 131 espécies de plantas com risco de extinção e, após, a Amazônia, com 118 espécies da fauna sob risco.
Leia mais notícias de Brasil no Portal R7
As regiões Sul e Sudeste apresentam o maior número de espécies da flora ameaçadas. Do total de 4.617 espécies de plantas sob ameça de extinção, 45,9% estão ameaçadas nas categorias Vulnerável, Em Perigo e Criticamente em Perigo. Isso significa que, em um futuro próximo, as espécies devem ser extintas caso não seja feita nada de maneira crítica para reverter a situação.