Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Calheiros anuncia que votação da repatriação no plenário ocorrerá ainda hoje

Presidente do Senado afirma ter pedido apoio a todos os parlamentares da Casa

Brasil|

Proposta de repatriação foi anunciada por Calheiros há duas semanas, com objetivo de melhorar as receitas da União
Proposta de repatriação foi anunciada por Calheiros há duas semanas, com objetivo de melhorar as receitas da União Proposta de repatriação foi anunciada por Calheiros há duas semanas, com objetivo de melhorar as receitas da União

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reafirmou que colocará o projeto que reabre o programa de repatriação em votação no plenário ainda nesta quarta-feira (23).

— Eu fiz um acordo com os líderes, pedi o apoio de todos. 

O projeto que será apreciado é uma emenda substitutiva do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao texto de autoria de José Maranhão (PMDB-PB), relator da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

— A matéria foi levada para o plenário e nós priorizamos a publicação do relatório do senador José Maranhão para garantir a ordem do dia de hoje e apreciarmos a matéria. 

Publicidade

A proposta da repatriação foi anunciada pelo presidente do Senado há duas semanas, como uma forma de turbinar as receitas da União. O projeto pode trazer R$ 30 bilhões aos cofres públicos. O Planalto abraçou a proposta e, poucas horas depois, Romero Jucá (PMDB-RJ), que é líder do governo no Congresso, foi indicado como relator do texto.

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

Publicidade

Renan tentou colocar o projeto na pauta desde a última quinta-feira (17) porém Jucá atrasou a entrega do parecer para fechar todas as pontas do projeto com a Fazenda antes de colocar em votação.

Na terça (22), Jucá afirmou que era preciso encontrar um acordo entre Fazenda e governadores para a partilha dos recursos advindos da multa do programa de repatriação. Ele afirmou que entregaria o relatório para votação no mesmo dia, mas falhou.

Renan não escondeu a irritação e, no fim do dia, afirmou que iria fazer a votação do projeto nesta quarta-feira, invariavelmente, e se Jucá não apresentasse o relatório, colocaria em votação o texto de Maranhão, como acabou acontecendo. Ainda assim, o líder do Congresso apresentou uma emenda ao projeto de Maranhão, que, na prática, substitui a proposta do senador.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.