Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara aprova contas de ex-presidentes e abre caminho para analisar as de Dilma

Brasil|

(Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira as contas referentes às gestões de três ex-presidentes da República, o que abre caminho para a Casa analisar as contas do governo da presidente Dilma Rousseff, que estão atualmente em exame no Tribunal de Contas da União (TCU).

Os deputados aprovaram contas dos ex-presidentes Itamar Franco referente a 1992 e de Fernando Henrique Cardoso (referente a 2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (para os anos de 2006 e 2008), que estavam pendentes de análise pela Câmara. As contas de Lula e de FHC foram aprovadas com as ressalvas colocadas pelo TCU.

Assim, fica aberto o caminho para os parlamentares julgarem as contas de Dilma logo que o TCU emitir um parecer sobre as contas do governo no ano passado.

O órgão de contas apontou indícios de irregularidades nos números do governo e pediu explicações à Presidência da República. O Planalto enviou suas explicações ao TCU, mas ainda não há data para o tribunal analisar as contas, o que deve acontecer no fim deste mês.

Publicidade

Um eventual parecer contrário do TCU às contas do governo Dilma pode, sozinho, dar força aos partidários de um pedido de impeachment contra a presidente por crime de responsabilidade.

A eventual abertura de um processo de impedimento contra Dilma também pode ganhar corpo caso as contas do governo sejam rejeitadas pelo Congresso.

Publicidade

None

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.