Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara aprova convite para ouvir presidente da Petrobras sobre denúncias

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou requerimento do PSDB

Brasil|Da Agência Câmara

Cunha: se Graça não aparecer em 30 dias, ministro será convocado
Cunha: se Graça não aparecer em 30 dias, ministro será convocado Cunha: se Graça não aparecer em 30 dias, ministro será convocado

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou há pouco requerimento do PSDB que convida a presidente da Petrobras, Graça Foster, para prestar esclarecimentos sobre contratos firmados com a empresa SBM Offshore. O requerimento era o quarto item da pauta e teve a análise antecipada mesmo com voto contrário do PT.

Segundo o autor do pedido, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o convite à presidente da Petrobras tem o objetivo de apurar denúncias de um ex-funcionário da SBM dando conta do suposto pagamento, entre 2005 e 2011, de US$ 139 milhões em propina a funcionários da Petrobras em troca de contratos de aluguel de plataformas móveis ou sistemas flutuantes de produção de petróleo.

Derrota do governo em votação teve 158 apoios da base

O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), propôs a aprovação do requerimento por acordo. Segundo Cunha, o convite à presidente da Petrobras evitaria a votação, em seguida, de outro requerimento para a convocação do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, para tratar do mesmo assunto.

Publicidade

— Se a presidente da Petrobras não comparecer no prazo constitucional [de 30 dias] que é dado para a vinda de ministros, nós convocaremos o ministro Edson Lobão.

Já o deputado Sibá Machado (PT-AC) afirmou que o acordo para a aprovação do convite a Graça Foster foi firmado apenas com base nos termos do requerimento proposto por Macris.

Publicidade

Neste momento, os deputados analisam requerimento do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que pede a convocação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, para prestar esclarecimentos sobre o programa Mais Médicos.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.