Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casos de brasileiros traficados para o exterior eram 62 em 2013, aponta Ministério da Justiça

Países de destino de explorados sexuais e no trabalho são Suíça e Portugal

Brasil|Do R7

O tráfico de brasileiros para serem explorados no exterior em prostíbulos e em outras formas de trabalho análogo ao da escravidão geraram 62 casos em 2013, segundo informações coletadas pelo Ministério da Justiça e divulgadas nesta quinta-feira (30). Os dados são da Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores.

Dos 62 casos 41 (ou 66% do total) foram relacionados ao tráfico com fins de exploração sexual e 21 (34%) relacionados ao trabalho escravo. Entre os 41 casos de exploração sexual, 36 referiam-se ao sexo feminino e cinco de sexo não informado. Nos casos de trabalho escravo, por sua vez, as vítimas do sexo masculino foram em maior número: 11 vítimas do sexo masculino, sete do sexo feminino e três sem informação.

Suíça, Portugal e China concentram o maior número de casos de brasileiros traficados. Na Suíça, por exemplo, são 23 os casos registrados de tráfico. Entre 2005 e 2013 foram 545 os brasileiros e brasileiras traficados para o exterior. Destes, 382 foram usados para o comércio sexual.

Tráfico interno

Quanto ao tráfico de pessoas dentro do Brasil, o relatório aponta que houve 123 casos de exploração sexual, a maioria em São Paulo e outros 113 de trabalho escravo também registrados na maioria em São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.