Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CCJ da Câmara aprova porte de arma para agentes de trânsito

Texto pode seguir direto para o Senado, caso não haja recurso

Brasil|

Projeto prevê que agentes de trânsito possam usar armas de fogo
Projeto prevê que agentes de trânsito possam usar armas de fogo Projeto prevê que agentes de trânsito possam usar armas de fogo

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (26), em caráter terminativo, projeto de lei que permite que agentes de trânsito tenham porte de arma de fogo. Se não houver recurso, o texto segue direto para o Senado.

O porte depende ainda de Estados e municípios regulamentarem sua concessão. A permissão também está condicionada à formação para porte de arma de fogo e a exames psicológicos, que devem ser regulamentados e supervisionados pelo Ministério da Justiça.

"Com o advento do Estatuto do Desarmamento, os integrantes dos departamentos de trânsito ficaram totalmente desprotegidos para a realização de sua segurança pessoal durante o trabalho. A proibição para o porte de arma de fogo atingiu em cheio esta nobre classe de profissionais que, se forem apanhados portando arma de fogo, serão presos, sem direito à fiança, e passarão pelo grande vexame de terem de responder a um processo criminal, o que os desacreditará perante à comunidade em que vivem", afirmou o ex-deputado Tadeu Filippelli em 2008, quando era do PMDB do Distrito Federal.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Publicidade

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) criticou a proposta. "Os arsenais da Polícia Civil e das PMs já são alvo de extravio e roubo de armas, imagine esses novos arsenais?", questionou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.