Chapa a favor do impeachment de Dilma Rousseff vence e vai formar a comissão especial na Câmara
Grupo é formado por deputados da oposição e dissidentes do governo. Placar ficou 272 a 199
Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília, com Agência Câmara
A chapa alternativa, formada por parlamentares da oposição e dissidentes do governo, venceu a chapa concorrente, por 272 votos a 199, e vai formar a comissão especial para analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A decisão saiu no início da noite desta terça-feira (8) após votação secreta comandada pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Conselho de Ética adia análise de ação de Cunha pela 5ª vez
Logo após o resultado, o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), afirmou que o processo está viciado e que pretende reverter o resultado no STF (Supremo Tribunal Federal).
A oposição, vitoriosa nessa primeira disputa, cantava o hino nacional após o resultado favorável com a bandeira do Brasil em mãos.
Leia mais notícias de Brasil e Política
Imediatamente após a sessão, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), convocou uma reunião do governo com os líderes da base aliada.
Composição
A Chapa 2 tem 39 inscritos. Os outros 26 deputados que precisam ser eleitos para preencher as 65 vagas serão escolhidos em votação complementar, que ocorrerá amanhã. Poderão se candidatar apenas deputados dos partidos aos quais cabe a indicação.
Segundo os blocos formados no início da legislatura, faltam ser indicados, no bloco PMDB/PP/PTB/DEM/PRB/SD/PSC/PHS/PTN/PMN/PRP/PSDC/PEN/PRTB, quatro vagas de titulares e 14 de suplentes.
No bloco PT/PSD/PR/PROS/PCdoB precisam ser preenchidas 15 vagas de titulares e 17 de suplentes. Para o bloco PSDB/PSB/PPS/PV há um vaga de titular e cinco vagas de suplentes.
Ao PDT caberá preencher duas vagas de titulares e duas de suplentes. Com um titular e um suplente a preencher, estão os partidos: PSOL, PTC, PTdoB e Rede.