Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

CNJ pede delação de ex-presidente da Transpetro para investigar ex-ministro da Transparência

Gravações vazadas culminaram na demissão de Fabiano Silveira do ministério criado por Temer

Brasil|Do R7

  • Google News
Sérgio Machado foi responsável pelas gravações divulgadas
Sérgio Machado foi responsável pelas gravações divulgadas

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) solicitou nesta sexta-feira (3), ao STF (Supremo Tribunal Federal), os detalhes da delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado para conduzir um pedido de providências — procedimento investigativo —, da Corregedoria contra o ex-ministro da Transparência Controle e Fiscalização Fabiano Silveira.

Silveira pediu demissão do cargo na segunda-feira (30), após vir à tona gravações de conversas dele com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nas quais o ex-ministro, na época conselheiro do CNJ, fazia críticas à Lava Jato e indicava que havia procurado o MPF para obter informações que pudessem ajudar a defesa de Calheiros, alvo de 12 inquéritos no Supremo Tribunal Federal decorrentes da operação.


Leia mais notícias de Brasil e Política

As gravações foram feitas por Sérgio Machado, também alvo da Lava Jato, que conversou com vários políticos da cúpula do PMDB e registrou todos os diálogos antes de fechar um acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República para contar o que sabe sobre o esquema de corrupção na Petrobras e na BR Distribuidora envolvendo peemedebistas.


O procedimento contra Silveira é inédito e o próprio plenário do CNJ terá de definir como será analisada a conduta dele enquanto ocupava um cargo de conselheiro no órgão.

Além de eventuais punições administrativas, o caso dele pode ser encaminhado ao Ministério Público Federal para que sejam tomadas outras medidas.

Acompanhe todo o conteúdo da Rede Record no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.