Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Com viagem de Dilma e Temer, Henrique Alves deve assumir Presidência na próxima semana

Presidente da Câmara deveria ir à Rússia, mas desistiu para ficar no posto pela primeira vez

Brasil|Do R7, em Brasília, com Cláudia Gonçalves, da TV Record

  • Google News
Segundo da linha de sucessão, Alves deverá assumir a Presidência
Segundo da linha de sucessão, Alves deverá assumir a Presidência

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deverá assumir a Presidência da República na semana que vem. A presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) estarão em viagens oficiais para fora do País. Caso não ocorra nenhuma mudança nas respectivas agendas, será a primeira vez que Henrique Alves assumirá a Presidência.

Havia até a possibilidade remota de o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, o quarto da fila sucessória, assumir a Presidência da República, mas Henrique Alves desistiu de uma viagem à Rússia e ocupará o cargo mais alto do Executivo.


Isso só seria possível porque o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também estará fora do País por alguns dias em junho. Renan, que é o terceiro na fila de sucessão do Planalto, tem compromissos em Portugal entre esta quarta-feira (5) e a próxima segunda-feira (11).

Leia mais notícias de Brasil e Política 


Assim como Renan, Dilma viaja para Portugal na próxima segunda-feira (10) e retorna ao Brasil no dia 12. Já Temer embarca nesta quarta-feira (5) para a Hungria, onde se encontra com o presidente Pal Schmit e o primeiro-ministro Viktor Orban de olho em melhorar as relações comerciais entre os dois países. Ele permanece no país até sexta-feira (7).

Ainda na sexta-feira, Temer embarca para Londres, onde fica até domingo (9) para se encontrar com o primeiro-ministro inglês, David Cameron, e tratar de programas de combate à fome. No domingo, Temer vai para Paris, na França, onde se encontra com o presidente francês, François Hollande, para defender São Paulo como sede da expo mundial de 2020.


Segundo da fila de sucessão, Henrique Alves estava com viagem agendada para a Rússia faz tempo. O presidente da Câmara foi convidado a visitar o parlamento russo, em Moscou, entre os dias 8 e 14 deste mês.

Apesar de estar prestes a assumir a Presidência por alguns dias, Henrique Alves ainda corre o risco de não sentir o gostinho, ainda que por alguns dias. Isso porque Dilma ainda não confirmou sua viagem a Portugal. Por isso, Alves já está repensando se embarca para a Rússia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.