Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI do Cachoeira derruba relatório e pode terminar em pizza

Documento pedia indiciamento de governador tucano

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

O relatório do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira, foi rejeitado, nesta terça-feira (18), pelos parlamentares que compõem a comissão. Por 16 votos a favor e 18 votos contra, a comissão rejeitou a lista de indiciamento elaborada pelo relator durante os sete meses de investigação da comissão.

Antes de ter o documento apreciado, o relator anunciou a retirada de mais nomes da lista de indiciados do relatório final, entre eles o do procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres, irmão do senador cassado Demóstenes Torres.

De acordo com o relator, o procurador enviou informações que levaram a conclusão de que Benedito Torres não tinha envolvimento com a quadrilha supostamente chefiada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

CPI do Cachoeira abre reunião para votar relatório final

Publicidade

Dirigente do PT defende CPI para investigar FHC

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

O vereador de Goiânia (GO), Elias Vaz (PSOL) também foi retirado da lista de indiciados do relatório. O superintende do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no DF, Marco Aurélio Bezerra da Rocha, e o empresário Rossine Guimarães também escaparam do indiciamento. No caso de Guimarães, o relator sugeriu ao MPF maiores investigações.

O líder do PSDB no senador, Álvaro Dias (PR), votou contra o relatório e protestou contra a retirada de mais nomes da lista de indiciados. Para o senador, as decisões não são coerentes.

Publicidade

— Não há como não registrar o sentimento de frustração com os términos dos trabalhos dessa CPI. Não há como conferir também a existência de dois pesos e duas medidas. Retira-se, de última hora, por pedido de alguém, o nome de quem havia sido indiciado como o vereador de Goiânia, que tem envolvimento sim. Não podemos conduzir CPI com o comando chapa branca.

Também da oposição à base governista, mas a favor do relatório, o líder do PSOL no senado, Randolfe Rodrigues, fez menção ao discurso de Ulysses Guimarães durante a Constituinte para pedir a aprovação do documento.

—Temos que votar no relatório, mesmo que ele esteja aquém. A CPI precisa de um relatório. Pode não ser o relatório perfeito, mas será uma luz de lamparina na noite da impunidade do País.

CPI do Cachoeira envia dados sigilosos de investigados para MP

Mas o relatório foi derrotado e os parlamentares vão apreciar os documentos apresentados em separado. Existem cinco relatórios paralelos de autoria do PSOL, DEM, PPS, PMDB e PSDB. Mas, nenhum deles precisa necessariamente ser aprovado e a CPI pode ser encerrada sem relatório.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.