Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

CPI do Cachoeira derruba relatório e pode terminar em pizza

Documento pedia indiciamento de governador tucano

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

O relatório do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira, foi rejeitado, nesta terça-feira (18), pelos parlamentares que compõem a comissão. Por 16 votos a favor e 18 votos contra, a comissão rejeitou a lista de indiciamento elaborada pelo relator durante os sete meses de investigação da comissão.

Antes de ter o documento apreciado, o relator anunciou a retirada de mais nomes da lista de indiciados do relatório final, entre eles o do procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres, irmão do senador cassado Demóstenes Torres.

De acordo com o relator, o procurador enviou informações que levaram a conclusão de que Benedito Torres não tinha envolvimento com a quadrilha supostamente chefiada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

CPI do Cachoeira abre reunião para votar relatório final


Dirigente do PT defende CPI para investigar FHC

Leia mais notícias de Brasil


O vereador de Goiânia (GO), Elias Vaz (PSOL) também foi retirado da lista de indiciados do relatório. O superintende do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no DF, Marco Aurélio Bezerra da Rocha, e o empresário Rossine Guimarães também escaparam do indiciamento. No caso de Guimarães, o relator sugeriu ao MPF maiores investigações.

O líder do PSDB no senador, Álvaro Dias (PR), votou contra o relatório e protestou contra a retirada de mais nomes da lista de indiciados. Para o senador, as decisões não são coerentes.


— Não há como não registrar o sentimento de frustração com os términos dos trabalhos dessa CPI. Não há como conferir também a existência de dois pesos e duas medidas. Retira-se, de última hora, por pedido de alguém, o nome de quem havia sido indiciado como o vereador de Goiânia, que tem envolvimento sim. Não podemos conduzir CPI com o comando chapa branca.

Também da oposição à base governista, mas a favor do relatório, o líder do PSOL no senado, Randolfe Rodrigues, fez menção ao discurso de Ulysses Guimarães durante a Constituinte para pedir a aprovação do documento.

—Temos que votar no relatório, mesmo que ele esteja aquém. A CPI precisa de um relatório. Pode não ser o relatório perfeito, mas será uma luz de lamparina na noite da impunidade do País.

CPI do Cachoeira envia dados sigilosos de investigados para MP

Mas o relatório foi derrotado e os parlamentares vão apreciar os documentos apresentados em separado. Existem cinco relatórios paralelos de autoria do PSOL, DEM, PPS, PMDB e PSDB. Mas, nenhum deles precisa necessariamente ser aprovado e a CPI pode ser encerrada sem relatório.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.