Cunha diz que vai proibir plateia nas próximas sessões da maioridade penal
Presidente da Câmara diz que já assistiu às imagens das câmeras de segurança da Casa
Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quarta-feira (10) que vai proibir a entrada da plateia nas próximas sessões da comissão especial que discute a redução da maioridade penal.
— A partir de hoje todas as reuniões da maioridade serão restritas aos parlamentares. Não terá mais plateia visto que é um grupo organizado que está querendo impedir os parlamentares de debaterem e exercerem o seu direito.
A sessão desta quarta-feira que iria votar o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi encerrada após policiais legislativos lançarem gás de pimenta dentro da comissão contra manifestantes.
Leia mais notícias de Brasil e Política
Eles protestavam contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Profissionais da imprensa e parlamentares também foram atingidos.
Cunha disse que colocará o relatório em votação no plenário no próximo dia 30 de junho. Ele afirmou que já assistiu às imagens das câmeras de segurança e definiu o episódio como “inadmissível”.
Sobre a conduta dos policiais legislativos, o presidente afirmou que o caso será apurado e que os responsáveis serão punidos, caso fique provado que houve excessos.
— A segurança tem sua autonomia na forma da lei para proteger e garantir a segurança dos parlamentares. Quem porventura cometeu algum excesso lá, vai responder por isso.