Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Decisão sobre voto secreto para definir futuro de Delcídio será da Mesa Diretora do Senado

Mudança na Constituição deixa brecha para interpretações no caso

Brasil|Rodrigo Vasconcelos, do R7, em Brasília

A dúvida tem origem em uma emenda constitucional que removeu a palavra “secreto” do artigo que fala sobre prisão de parlamentares
A dúvida tem origem em uma emenda constitucional que removeu a palavra “secreto” do artigo que fala sobre prisão de parlamentares A dúvida tem origem em uma emenda constitucional que removeu a palavra “secreto” do artigo que fala sobre prisão de parlamentares

A Mesa Diretora do Senado Federal terá a responsabilidade de decidir se a sessão para referendar a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) no plenário terá votação aberta ou secreta. O parlamentar foi detido pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (25).

A dúvida para os senadores tem origem em uma emenda constitucional que removeu a palavra “secreto” do artigo que fala sobre prisão de parlamentares. Por conta disso, o assunto fica aberto a interpretações.

Por conta do Regimento do Senado, que diz que “será secreta a votação de prisão de senador”, a Mesa pode decidir pelo pleito fechado. No entanto, segundo a Secretaria-Geral da Mesa, também pode se deduzir que, ao tirar a palavra “secreto” do artigo na Constituição Federal, o legislador teve a intenção de tornar a votação aberta.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

A emenda contra o voto secreto começou a tramitar na Câmara dos Deputados após as manifestações nas ruas do país e ganhou força depois de sessão, em agosto, que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). Com voto aberto, Donadon foi cassado.

A Mesa Diretora é presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que mais cedo já havia externado dúvidas sobre a questão. A tendência é que ele decida sobre o modelo do voto e o prazo para o Plenário referendar a prisão após reunião com líderes de bancadas.

A oposição se reúne nesta tarde para deliberar uma posição a respeito. Sob sugestão de Aécio Neves (PSDB-MG), a tendência é que eles pressionem pelo voto aberto, com possibilidade de criar um mandado de segurança que garanta isso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.