Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Dilma envia sugestão de plebiscito ao Congresso nesta terça-feira 

Presidente já fez consulta ao TSE sobre a data de realização da consulta popular

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Dilma se reuniu hoje com o vice Michel Temer (esq.), a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes dos 39 ministérios
Dilma se reuniu hoje com o vice Michel Temer (esq.), a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes dos 39 ministérios

A presidente da República, Dilma Rousseff, vai enviar a sugestão de plebiscito para realizar a reforma política ao Congresso Nacional nesta terça-feira (2). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º), durante a reunião ministerial na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília (DF).

A presidente também informou que já consultou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sobre as datas de possível realização da consulta popular.

Segundo Dilma, a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, deve dar um panorama sobre as possibilidades também nesta terça-feira.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Dilma diz que queda na popularidade é 'retrato do momento' e prega respeito

PT quer mudanças em vigor já nas eleições de 2014


A presidente declarou que junto da mensagem, vai mandar uma sugestão de temas que devem ser tratados na questão da reforma política. No entanto, Dilma fez questão de ressaltar que a lista pode ser modificada.

— Basicamente, diz respeito ao financiamento das campanhas e ao padrão de voto vigente, se é proporcional, se é distrital, se é misto. Amanhã vocês vão ver quais são as sugestões.


Dilma lembrou que não vai elaborar as perguntas, já que isso é responsabilidade do Congresso e do TSE. Ela disse também que o objetivo é que as mudanças no sistema político estejam valendo nas eleições de 2014.

No entanto, a presidente não se compromete com prazos, porque a realização do plebiscito depende da convocação, feita pelo Congresso, e das datas que forem disponibilizadas pelo TSE.

Para ser válida nas eleições de 2014, a reforma política deve ser concluída, no máximo, em outubro deste ano.

TSE

Cármen Lúcia disse hoje que convocará uma reunião extraordinária com os presidentes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para discutir a realização de um plebiscito sobre a reforma política no País.

Ela falou sobre o assunto depois de receber o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo a ministra, Cardozo apresentou uma consulta da presidente Dilma Rousseff sobre o prazo necessário para a realização do plebiscito.

— É óbvio que a Justiça Eleitoral está sempre pronta para cumprir a Constituição Federal, mas, como o tribunal está entrando em recesso, vou convocar uma reunião extraordinária para tratar do assunto.

Popularidade

Dilma aproveitou a conversa com os jornalistas na Granja do Torto para falar sobre a pesquisa de popularidade do governo, feita pelo Instituto Datafolha e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo no último sábado (29). Segundo Dilma, a queda de 27 pontos percentuais na sua popularidade explica o descontentamento das ruas.

— Eu nunca comentei pesquisa, nem em cima nem embaixo. Eu recebo pesquisa pelo valor de face. É um retrato do momento e a gente tem que respeitar.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.