Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma: não há risco de impeachment, nem de ruptura institucional no País

Presidente disse que todos os poderes funcionam com "autonomia" e "harmonia"

Brasil|

Presidente Dilma se encontrou com o premiê da Suécia
Presidente Dilma se encontrou com o premiê da Suécia Presidente Dilma se encontrou com o premiê da Suécia

A presidente Dilma Rousseff descartou na manhã desta segunda-feira (19), em Estocolmo, na Suécia, que seu governo corra risco de impeachment em razão da crise política. Segundo ela, não haverá "ruptura institucional" no Brasil, nem "crise política mais acentuada".

As declarações foram feitas em entrevista concedida ao lado do primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, minutos após encontro bilateral com o chefe de governo. Questionada pela imprensa sueca se as crises econômica e política e a ameaça de impeachment colocavam em risco o contrato de US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 18 bilhões) com a Saab para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG, que equiparão a FAB (Força Aérea Brasileira), a presidente descartou a possibilidade.

— Eu asseguro que o Brasil está em busca de estabilidade política e não acreditamos que haja qualquer processo de ruptura institucional. Nós somos uma democracia e temos tanto um Legislativo, como um Judiciário e um Executivo independentes, mas também que funcionam com autonomia e harmonia. Não acreditamos que haja nenhum risco de crise política mais acentuada.

Dilma fala sobre denúncias contra Cunha: "Lamento que seja um brasileiro"

Publicidade

Dilma ressaltou ainda que países da Europa e os Estados Unidos, que sofreram mais o impacto da crise econômica de 2008, não romperam contratos firmados, e que não há razões para crer que isso poderia acontecer no caso da Saab no Brasil. Como já havia feito minutos antes em discurso a empresários suecos, a presidente reiterou a força da economia do País e o caráter "conjuntural" da turbulência econômica.

— O Brasil tem uma economia estruturalmente sólida. Nós não temos bolhas de crédito, não temos um processo estrutural que leve o Brasil a uma crise profunda, não temos problemas monetários. A crise do Brasil é conjuntural e está sendo enfrentada.

Levy não está saindo do governo, diz Dilma

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.