Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Dilma: “Represento o projeto detentor do mais profundo e duradouro apoio popular”

Em discurso para a nação, presidente reeleita promete manter programas sociais

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

A presidente reeleita, Dilma Rousseff, afirmou que vai fazer os ajustes necessários na economia do País, mas sem prejudicar nenhum dos programas sociais implementados pelo governo PT nos últimos 12 anos. Após tomar posse no Congresso Nacional, Dilma fez um discurso no parlatório do Palácio do Planalto, prometendo manter a valorização do salário mínimo e programas como Minha Casa, Minha Vida, ProUni, Fies e Ciências sem Fronteiras.

Valorizando os feitos de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma usou o discurso para consolidar sua legitimidade e acabar com qualquer tentativa de impedir sua governabilidade durante os próximos quatro anos.

— Eu represento um projeto de nação que é detentor do mais profundo e duradouro apoio popular da nossa história democrática. Esse projeto que começou no governo do presidente Lula, que continua no meu governo, ele pertence a vocês, a cada um de vocês, ao povo desse País. É para este povo e com este povo que vamos governar.

Leia notícias no R7


Dilma deixou o Congresso Nacional, onde fez seu primeiro discurso como presidente reeleita em seu segundo mandato, e foi até o Palácio do Planalto em carro aberto. Ela desceu em frente à rampa do palácio e foi ovacionada pelas quase 9.000 pessoas que acompanhavam a festa da posse na Praça dos Três Poderes.

Dilma subiu a rampa acompanhada pelo vice-presidente, Michel Temer. Atrás dos dois, subiram a mulher do vice, Marcela Temer, e a filha de Dilma, Paula Rousseff. Um dos apoiadores da presidente, que estavam presentes para a cerimônia de posse, jogou um buquê na rampa para Dilma. Quebrando o protocolo, a presidente pegou as flores e pousou para fotos.


Como se trata de reeleição não houve transmissão de faixa de um governante para outro. Um cerimonialista do Planalto entregou a faixa presidencial em um ato que simboliza o início do segundo mandato de Dilma.

Mudanças


Ainda durante o discurso feito para a nação, Dilma reafirmou que tem conhecimento do desejo de mudança que nutre os brasileiros e se comprometeu em fazê-la. Em tom conciliatório, ela pediu ajuda de toda a população para promover as transformações que ainda são necessárias no País.

— Somos capazes de fazer isso porque, nesses últimos 12 anos, nós mudamos o Brasil. Mas, para conseguir avançar, preciso mais do que nunca do apoio e da compreensão de vocês. Quero pedir o apoio de todos, de Leste a Oeste, de Norte a Sul do Brasil. Não importam as dificuldades, não importam os obstáculos, o povo brasileiro vai vencer e construir um Brasil próspero, justo e pleno de oportunidade.

O pedido de apoio reflete as eleições presidenciais, que foram as mais acirradas do período democrático. Eleita em segundo turno, Dilma Rousseff recebeu cerca de 3 milhões de votos a mais que o candidato derrotado, Aécio Neves (PSDB) — o equivalente a três pontos percentuais.​

Assista à íntegra do discurso de posse de Dilma no Congresso:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.