Small-house Faça do R7.com sua página inicial

SIM NÃO

Brasil

18/1/2013 às 15h45 (Atualizado em 18/1/2013 às 15h55)

Em dia de visita de Dilma, Teresina e mais 32 cidades do Piauí sofrem apagão

Antes, presidente esteve em cidade do interior do Estado e ‘trouxe chuva’ após dois anos

Do R7, com Reuters e Agência Estado

Dilma visita e 'leva chuva' à cidade do interior do Piauí, mas visita a capital Teresina em dia de falha na rede elétrica Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação/Estadão Conteúdo

A presidente da República, Dilma Rousseff, esteve na cidade de São Julião, no interior do Piauí, e na capital do Estado, Teresina, nesta sexta-feira (18) e se deparou com um apagão de energia elétrica. A capital mais 32 cidades do Estado ficaram às escuras hoje, informou a Eletrobras Piauí (distribuidora que atende a região), da Chesf e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A falha foi causada por um defeito em um transformador da Chesf, do grupo Eletrobras. O defeito levou ao desligamento da subestação Teresina I, localizada na zona sul da capital, às 8h58 desta sexta-feira. A carga foi restabelecida às 9h40, segundo a Chesf.

Toda a capital Teresina foi afetada pelo desligamento, de acordo com a assessoria de imprensa da Eletrobras Piauí. O ONS informou por meio da assessoria de imprensa que ainda não tem informações detalhadas sobre o ocorrido, mas confirmou que a interrupção do fornecimento de energia atingiu a capital piauiense.

Dilma diz que 2013 será o ano do 'crescimento sustentável' em visita oficial ao Piauí

A Chesf disse, por meio de nota, que a empresa está apurando todas as causas da ocorrência que interrompeu a transmissão de energia elétrica.

Linda e sexy, primeira-dama da Paraíba rejeita 'rótulo' de modelo

Otimismo momentos antes

Antes de chegar em Teresina, Dilma esteve em São Julião (PI) e “trouxe chuva”. Depois de dois anos, a região voltou a receber uma precipitação coincidentemente no dia em que a presidente esteve na cidade. Foi a primeira vez que um presidente da República visitou a cidade.

Dilma recebeu os cumprimentos, foi paparicada e aclamada pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB). No discurso, no qual lembrou que há 35 anos a região - não o município - recebeu o presidente em exercício, Aureliano Chaves, o governador disse: “Nós amamos a presidente Dilma".

Já o prefeito de São Julião, José Neci (PT), se referiu a um segundo mandato da presidente por duas vezes na sua fala.

Sem entrar em detalhes, Dilma anunciou, ao discursar, a ampliação do Bolsa Estiagem e do Garantia Safra e destacou a educação como prioridade a ser perseguida. Dilma disse, ao citar a meta de alfabetização na idade certa, que é preciso “garantir a base”. Segundo ela, uma criança de oito anos tem de saber ler e interpretar um texto e fazer operações aritméticas.

Ao fazer um rápido balanço das mudanças no País e das ações adotadas para enfrentar a estiagem mais rigorosa dos últimos 40 anos, ela frisou que o Brasil tem várias riquezas, a exemplo do petróleo, que produz dinheiro, e que este dinheiro tem de ir para aquilo que vai garantir o horizonte de 2010 a 2030, com a melhoria da qualidade educacional.

— 2013 vai ser o ano em que vamos colher muitas coisas que plantamos e vamos plantar ainda mais do que iremos colher. Asseguro que 2013 será o ano em que vamos ter crescimento sério, sustentável e sistemático. Queremos que os brasileiros tenham emprego, cresçam, quero que a educação de qualidade cresça neste País.

A presidente também prometeu transformar o Piauí em uma das regiões mais desenvolvidas do País. Afirmou que o Mapito (Maranhão, o Piauí e o Tocantins) representam a nova fronteira de crescimento, assim como o Centro-Oeste há alguns anos.

Dilma encerra os compromissos oficiais no Piauí ainda hoje e deve voltar na tarde desta sexta-feira a Brasília.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Compartilhe
Pechinchas

Leilão da PF vende caminhonete por R$10,5 mil e GM Omega por R$ 1,8 mil

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Esposa modelo

Conheça Letícia Weber, a mulher do senador e pré-candidato Aécio Neves

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Duro na queda!

Novos blindados do Exército resistem a explosões e atingem alvo a 2.000 metros

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Relacionamento

Amor na política: conheça os casais que se formam nos bastidores da vida pública

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Brasil

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!