Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Especialistas dizem que impeachment não pode seguir no Senado; veja o que acontece agora após a anulação 

Segundo especialista, o impedimento precisa de admissibilidade da Câmara para seguir

Brasil|Vanessa Sulina, do R7*

Processo de impedimento da presidente Dilma não pode seguir para a votação após anulação na Câmara, dizem especialistas
Processo de impedimento da presidente Dilma não pode seguir para a votação após anulação na Câmara, dizem especialistas Processo de impedimento da presidente Dilma não pode seguir para a votação após anulação na Câmara, dizem especialistas

A decisão de anulação do processo de impeachment pelo presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), pode ser revisto por meio de recursos, tanto para a própria Câmara dos Deputados, quanto para o STF (Supremo Tribunal Federal), conforme explicou os especialistas ouvidos pelo R7. Até lá, o processo de impedimento não pode continuar no Senado, apesar de o relatório do senador Anastasia já ter sido votado na comissão. 

De acordo com o professor de direito constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie Flávio de Leão Bastos Pereira, até o julgamento final de todos os recursos que deverão ser propostos, o processo no Senado fica suspenso.

— Trata-se de um ato político-administrativo da Câmara, ou seja, o Senado não pode continuar com o processo, pois precisa da admissibilidade para seguir. Então, o que já foi feito no Senado está prejudicado. 

João Vicente Neves, pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, explica que o processo deverá voltar para a Câmara dos Deputados, independentemente de o relatório produzido pelo senador Anastasia (PSDB) já ter sido votado no Senado.

Publicidade

— É como se você construísse uma casa e tirasse o alicerce de baixo. Se a decisão de baixo foi tirada, a continuidade do processo não existe.

Especialistas divergem sobre legalidade de anulação do processo de impeachment

Publicidade

Sobre os recursos

Segundo Pereira, no caso de a oposição entrar com uma liminar no STF, ela “poderá ser julgada pelo relator ou pelo plenário”.

Publicidade

— Para essa decisão do presidente da Câmara cair, a oposição precisará apresentar argumentos contundentes, pois como STF vai anular a decisão de um presidente de um outro poder, que é o legislativo, se não tiver ocorrido grave violação a Constituição Federal?

Já o recurso que eventualmente for proposto na Câmara é julgado pela própria mesa diretora.

Caso os recursos sejam todos negados, o professor do Mackenzie explica que o processo de impeachment deverá começar novamente. Ou seja, deverá ser composta uma nova comissão, caso a comissão vote pela admissibilidade, o relatório vai novamente ao julgamento do plenário da Câmara. 

*Colaborou: Luis Jourdain, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.