Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-chefe de gabinete do PP pega sete anos e três meses de prisão

Com punição, João Cláudio Genu pode começar no semiaberto

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) definiu, nesta quarta-feira (21), a pena para o ex-chefe de gabinete do PP, João Cláudio Genu. Ele foi condenado a sete anos e três meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e 15 operações de lavagem de dinheiro.

Genu também foi considerado culpado pelo crime de corrupção passiva, por ter recebido dinheiro do PT como propina. No entanto, na definição da dosimetria, a maioria dos ministros decidiu pela pena mínima, o que faz com que o crime deixe de existir na hora de somar as penas.

Portanto, o delito de corrupção passiva de Cláudio Genu foi considerado prescrito, porque foi cometido há mais de quatro anos da data do julgamento, como determina o Código Penal.

De acordo com a acusação, Genu recebeu dinheiro das contas de Marcos Valério em nome do partido e é considerado um dos principais sacadores do mensalão. Ele deixou o cargo na Câmara em 2007.

Publicidade

Durante a leitura de seu voto, Joaquim Barbosa enfatizou a importância da participação de Genu no esquema do mensalão.

— Sem a colaboração intensa e direta de Carlos Genu os parlamentares do PP teriam mais dificuldades em transformar seu partido em legenda alugada pelo PT.

A maioria dos ministros acompanhou o ministro na fixação de dois anos e três meses de prisão como pena pelo crime de formação de quadrilha. Pelas 15 operações de lavagem de dinheiro, Genu pegou cinco anos de cadeia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.