Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Extrema direita concede vitória na Áustria, depois de projeções apontarem vitória de independente

Brasil|

VIENA (Reuters) - O partido de extrema direita Liberdade concedeu a vitória nas eleições austríacas deste domingo ao antigo líder do Partido Verde, Alexandre Van der Bellen,que concorreu como independente, pouco depois das projeções apontarem a vitória de Bellen com cerca de 54 por cento dos votos.

A derrota inflinge um golpe considerável nas pretensões de seus rivais do partido Liberdade de se transformar no primeiro grupo de extrema-direita a eleger um chefe de estado em eleições livres desde a segunda guerra.

"Uma vez mais o establishment, que entrou para bloquear, para impedir as mudanças, venceu. Não funcionou como esperávamos", afirmou Herbert Kicki, gerente de campanha de Norbert Hofner, do Liberdade.

Confirmado o resultado da eleição, a segunda em seis meses, será um alívio para o política europeia e uma confirmação para Van der Bellen, que venceu Norbert Hofer, do partido anti-imigração Liberdade, por uma margem mínima no pleito de maio, antes que fosse ordenada uma nova eleição.

Publicidade

Van der Bellen tem uma clara vantagem sobre Hofer, de acordo com as projeções do instituto de pesquisa SORA para a tevê ORF. O candidato independente tem 53,6 por cento dos votos, e Hofer, 46,4 por cento, com uma margem de erro de 1,2 por cento.

None

(Por François Murphy)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.