Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Famílias cobram investigação sobre possível falha técnica no acidente de Campos

Advogados da família dos pilotos vai apresentar relatório paralelo para contestar laudo da FAB

Brasil|

Avião de Eduardo Campos caiu por falha dos pilotos, segundo a FAB
Avião de Eduardo Campos caiu por falha dos pilotos, segundo a FAB Avião de Eduardo Campos caiu por falha dos pilotos, segundo a FAB

A apresentação nesta terça-feira (19) do relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) mostrando uma série de falhas cometidas pelo piloto e pelo copiloto do avião que levava o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) desde antes do início do voo, no Rio de Janeiro, revoltou os familiares das vítimas.

Em agosto de 2014, o jato que levava Campos e mais seis pessoas caiu em Santos, no litoral paulista.

O advogado Josnei Oliveira, que representa a família do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela, disse que vai apresentar nesta quarta-feira (20) um relatório paralelo, questionando, por exemplo, por que não foram feitas avaliações em simuladores sobre as causas do acidente.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Oliveira sustenta a tese de falhas no equipamento.

Ele anunciou que as famílias pretendem entrar na Justiça norte-americana com uma ação contra a fabricante do avião, por considerá-la responsável pelos problemas enfrentados pelo piloto e copiloto. Oliveira criticou o fato de a FAB (Força Aérea Brasileira) ter "desclassificado" o copiloto e ter focado as investigações em falhas humanas.

Publicidade

Inquérito

A família do presidenciável do PSB, Eduardo Campos, em nota, destacou que existe um inquérito civil ainda em curso e afirmou que "o relatório do Cenipa foca a conduta dos pilotos e não aprofunda as condições e o projeto da aeronave, embora provocado para tanto".

Publicidade

A família do ex-governador pernambucano declarou ainda que "o alegado cansaço e falhas do piloto relatados pelo Cenipa, no máximo, constituem culpa concorrente, precisando ser elucidada a possibilidade de erro de projeto".

A mulher de Eduardo Campos, Renata, três filhos do casal e o irmão dele, Antonio, participaram da apresentação do relatório feita ontem pelo órgão da Aeronáutica em Brasília.

Simulador

De acordo com informações do Cenipa, o órgão não usou o simulador, apesar de ter tentado contatos com a empresa nos Estados Unidos. A justificativa, conforme o órgão da Aeronáutica era que o aparelho não estava disponível, pois estava sendo usado justamente para a realização do relatório paralelo que os familiares das vítimas vão apresentar.

Mesmo assim, o Cenipa ressaltou que, durante todas as investigações sobre o acidente, não foram encontrados problemas que indicassem que havia falha mecânica nos equipamentos. Ao contrário, todos os dados apontavam que não houve este tipo de falha, informou o órgão. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.