Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Festas juninas levam Câmara a cancelar votações em plenário na próxima semana

Parlamentares dizem que ficam mobilizados em suas bases por causa dos festejos

Brasil|Do R7

  • Google News
Evento comemorativo da festa de São João em Barra do São Francisco, que fica a 350 km de Barreiras, à oeste da Bahia, na noite de quinta (23)
Evento comemorativo da festa de São João em Barra do São Francisco, que fica a 350 km de Barreiras, à oeste da Bahia, na noite de quinta (23)

Diante da baixa probabilidade de alcançar um quórum adequado para tocar as votações por conta das festas juninas que mobilizam os parlamentares do Norte e Nordeste em suas bases, a Câmara dos Deputados cancelou as sessões deliberativas na próxima semana, informou a Secretaria-Geral da Mesa.

Além de impedir a deliberação de matérias que aguardavam votação, o cancelamento da ordem do dia também pode influenciar nos trabalhos das comissões, já que sem a necessidade de marcarem presença, os parlamentares podem se ausentar também das votações nesses colegiados.


Esse é o caso, por exemplo, do projeto que retira a obrigatoriedade de a Petrobras participar de no mínimo 30% das explorações de campos do pré-sal.

A comissão especial que trata do tema está convocada para a terça-feira, ocasião em que deve ser formalizado um pedido de vistas do projeto, o que, em tese, seria um passo adiante na tramitação da proposta. Mas é necessário o quórum mínimo para o funcionamento da comissão.


Em comunicado divulgado à imprensa, a assessoria de imprensa da Presidência da Câmara afirmou que "apesar da excepcionalidade, serão realizadas durante toda a semana sessões não deliberativas de debates".

O comunicado sustenta ainda que "o funcionamento das comissões temáticas da Casa será normal" durante a semana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.