Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Força Nacional atuará em Jirau e Santo Antonio

As tropas vão atuar na região por 180 dias para garantir "a manutenção da ordem pública"

Brasil|

Alojamentos da obra do Jirau foram atacados em 2011
Alojamentos da obra do Jirau foram atacados em 2011 Alojamentos da obra do Jirau foram atacados em 2011

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou nesta sexta-feira (5) o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na região das usinas de Jirau II e Santo Antônio, em Rondônia. O pedido de reforço na segurança dessas áreas foi feito pelo governador do Estado, Confúcio Aires Moura, conforme consta de portaria publicada no Diário Oficial da União.

As tropas vão atuar na região pelo prazo de 180 dias, para "garantir a incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras de infraestrutura das Usinas de Jirau II e Santo Antônio", justifica o texto da portaria. Se necessário, esse prazo poderá ser prorrogado.

No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também pediu o apoio da Força Nacional para reforçar a segurança na região onde está sendo construída a usina hidrelétrica Belo Monte, em Altamira (Pará).

Leia mais notícias de Brasil

O pedido de Lobão, aceito pelo Ministério da Justiça, foi para evitar a paralisação das obras da usina, que tem sido recorrentemente alvo de manifestações e protestos de movimentos sociais, indígenas e moradores locais. No Pará, a Força Nacional foi autorizada a trabalhar por 90 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.