Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gilberto Gil promove petição a favor de Marco Civil para "salvar a internet"

Ex-ministro da Cultura defende liberdade na rede; projeto pode ser votado nesta semana

Brasil|Do R7

Gil defende a preservação do conceito de neutralidade da rede
Gil defende a preservação do conceito de neutralidade da rede Gil defende a preservação do conceito de neutralidade da rede

Ex-ministro da Cultura, o músico Gilberto Gil criou uma petição no site AVAAZ nesta segunda-feira (10) para defender a aprovação do Marco Civil da Internet, que tranca a pauta de votações da Câmara dos Deputados há semana e pode ser apreciados pelos parlamentares na próxima quarta-feira (12).

No texto de apresentação da petição, Gil diz que “há muitos anos eu me encanto com o poder da internet e a criatividade que nela circula, mas agora estou muito preocupado que isso possa acabar”. Segundo ele, “em menos de 48 horas, a Câmara dos Deputados vai votar um novo projeto de lei que poderá declarar o fim da liberdade na rede e diminuir nosso poder de escolha”. 

— Já nos anos em que fui Ministro da Cultura discutíamos formas de garantir o caráter democrático e aberto da internet – dessa construção coletiva, nasceu o Marco Civil. Mas, agora, o poderoso lobby das empresas de telecomunicações está influenciando nossos políticos para que transformem a internet em uma espécie de TV a cabo, em que se poderia cobrar a mais para podermos assistir a vídeos, ouvir música ou acessar informações.

Câmara pode criar comissão para acompanhar denúncias contra Petrobras

Publicidade

Tentar me isolar é isolar bancada do PMDB, ameaça Cunha

Na petição, que recebeu mais de 80 mil assinaturas em, poucas horas, “a votação será apertada, mas uma grande mobilização pública pode convencer os deputados de que suas reeleições dependem desse voto!”. 

Publicidade

No texto, o ex-ministro resume o pleito: “Exigimos que o Marco Civil da Internet no Brasil seja votado de forma integral, preservando os conceitos de neutralidade da rede, liberdade de expressão e a privacidade do usuário de internet brasileiro”.

— As próximas horas são cruciais. Junte-se a mim nesta campanha da Avaaz para criar a maior mobilização já vista por uma internet livre no Brasil. Assine agora e conte para todos. Nós levaremos a voz de todos que assinarem a petição diretamente aos parlamentares. Vamos vencer essa batalha e salvar a internet.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.