Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo Dilma tem reprovação de 62%, diz Datafolha

Levantamento foi feito com 2.842 eleitores depois das manifestações do último domingo (15)

Brasil|Do R7

Nota média da presidente Dilma dada pelos brasileiros é de 3,7
Nota média da presidente Dilma dada pelos brasileiros é de 3,7 Nota média da presidente Dilma dada pelos brasileiros é de 3,7

Pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo mostra que 62% dos brasileiros acham que a gestão da presidente Dilma Rousseff neste segundo mandato é ruim ou péssima.

A petista atingiu, desta forma, a maior taxa de reprovação de um presidente desde 1992. Na época, o presidente era Fernando Collor de Mello. Há 22 anos, quando ele estava às vésperas do impeachment, sua reprovação era de 68%.

A reprovação de Dilma subiu 18 pontos desde o mês de fevereiro. O levantamento foi feito com 2.842 eleitores depois das manifestações que aconteceram no último domingo (15).

Analisando as outras pesquisas do instituto, é a primeira vez que Dilma tem uma insatisfação da maioria dos brasileiros em relação ao seu mandato. Consequentemente, a taxa de aprovação chegou ao ponto mais baixo: as pessoas que acham que a gestão de Dilma é boa ou ótima somam 13%.

Publicidade

As taxas mais altas de rejeição do governo estão nas regiões centro-oeste (75%) e sudeste (66%), nas cidades com mais de 200 mil habitantes (66%), entre pessoas com renda mensal de 2 a 5 salários mínimos (66%) e entre os eleitores com escolaridade média (66%). A maior taxa de aprovação ficou com a região norte (21%). No nordeste, 16% das pessoas aprovaram o governo da presidente.

O instituto pediu para que as pessoas entrevistadas dessem uma nota de zero a 10 para a presidente. A nota média dela é de 3,7. Essa é a pior nota de Dilma desde que chegou à Presidência.

Publicidade

Protestos

O instituto perguntou também sobre as manifestações a favor e contra a presidente Dilma que aconteceram recentemente: 4% disse que foi em algum protesto contra Dilma no domingo.

Publicidade

Deste modo, se formos projetar esse número sobre o eleitorado, seriam 5,7 milhões de pessoas.

Por outro lado, 3% das pessoas que falaram com o instituto falaram que participaram de algum ato a favor da presidente durante este ano. Assim, seriam 4,3 milhões de pessoas.

Congresso

A avaliação das pessoas em relação ao trabalho do Congresso Nacional é ainda pior. Pesquisa feita pelo instituto mostra que 9% das pessoas acham que o desempenho dos deputados e senadores é ótimo ou bom.

A atuação dos congressistas é considerada ruim ou péssima por metade da população. Um comparativo mostra que a taxa só é comparável com o ano de 1993. Naquele período, a reprovação dos parlamentares oscilou em torno de 56%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.