Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo facilita naturalização de estrangeiros no Brasil

Portaria do Ministério da Justiça diminui a burocracia na comprovação de

Brasil|Do R7

Naturalização de estrangeiros será facilitada no Brasil
Naturalização de estrangeiros será facilitada no Brasil Naturalização de estrangeiros será facilitada no Brasil

O governo brasileiro acaba de dar mais um passo para facilitar a naturalização de estrangeiros no Brasil. Uma portaria do MJ (Ministério da Justiça) publicada nesta quinta-feira (26) no DOU (Diário Oficial da União) vai diminuir a burocracia e estabelecer prazos diferentes para reduzir a burocracia nas medidas.

A medida estipula prazos para a Administração Pública e lista de uma só vez todos os documentos e exigências necessárias e simplifica os trâmites internos que ocorrem no âmbito do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça e do Departamento de PF (Polícia Federal).

Antes da portaria publicada hoje, as normas eram dispersas. As medidas passam a valer em 15 dias.

O secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcleos, explica que a medida tem por objetivo, além de desburocratizar, tornar os processos de naturalização mais céleres. O Departamento de Polícia Federal terá 90 dias para avaliar a documentação protocolada, e o Departamento de Estrangeiros 30 dias, e se forem necessárias diligências pelo interessado, este terá 60 dias para cumprir. Os requisitos e as exigências legais para ter direito a solicitar a naturalização continuam os mesmos.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

O Certificado Digital de Naturalização, que passará a ter formato eletrônico, substituirá o modelo atual, impresso em papel. Além de garantir verificação de autenticidade via Internet, o novo Certificado está em acordo com as diretrizes do processo administrativo eletrônico (Decreto n. 8.539, de 2015), e segue o exemplo de outros documentos públicos tais como Certificados de Quitação Eleitoral e as Certidões de Antecedentes Criminais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.