Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo de 30 eurodeputados pede que União Europeia não negocie com o governo de Temer

Documento é mais uma pressão internacional contra o presidente interino

Brasil|Do R7

Para parlamentar do Podemos, Dilma recebeu a sentença de um congresso corrupto
Para parlamentar do Podemos, Dilma recebeu a sentença de um congresso corrupto Para parlamentar do Podemos, Dilma recebeu a sentença de um congresso corrupto

O eurodeputado espanhol Xabier Benito, do partido Podemos, enviou uma carta à chefe de Políticas Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, solicitando que a UE não negocie com o governo interino de Michel o tratado comercial entre o bloco europeu e o Mercosul. As informações são da agência de notícias espanhola EFE.

No documento, Benito afirma que não há “legitimidade democrática” no novo chefe do Executivo, que substitui a presidente afastada Dilma Rousseff por “supostamente haver maquiado as contas fiscais”, escreve a reportagem.

“O acordo comercial com o Mercosul não somente se limita a bens industriais ou agrícolas, mas também inclui outras questões como serviços, licitações públicas ou propriedade intelectual” diz a carta, alertando que “é extremamente necessário que todos os atores envolvidos nas negociações tenham a máxima legitimidade democrática: a das urnas”.

Benito afirma que assinaram o documento mais de 30 eurodeputados — parlamentares que representam seus países ante à União Europeia —, de diferentes grupos políticos e nacionalidades. A EFE não informa a identidade dos parlamentares.

Publicidade

Com forte tom político, o documento indica que os eurodeputados “duvidamos de que este processo de negociação tenha a legitimidade democrática necessária para um assunto desta magnitude” e que “o mandato de Rousseff somente pode ser mudado mediante o único método democraticamente aceitável: as eleições”.

Segundo a EFE, Benito compartilha da visão do secretário-geral da OEA, o uruguaio Luis Almagro, e da Unasul a respeito da “severa situação na qual Dilma Rousseff foi condenada, por um Congresso corrupto e claramente orientado por espúrias intenções”.

— Exigimos a suspensão das negociações entre a União Europeia e o Mercosul, já que tal acordo não deveria ser negociado com o atual governo brasileiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.