Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã diz que libertou mulher condenada à morte por apedrejamento

Brasil|

DUBAI, 18 Mar (Reuters) - Uma mulher iraniana condenada à morte por apedrejamento por adultério e que depois recebeu uma pena de prisão de 10 anos foi autorizada a sair da prisão, afirmou o Judiciário, em uma nova reviravolta para um caso que provocou anos de críticas aos diretos humanos do Irã.

Um porta-voz do Judiciário disse à Reuters que Sakineh Mohammadi Ashtiani tinha recebido uma "licença" para deixar a prisão há várias semanas por bom comportamento. Ele disse, sem entrar em detalhes, que a decisão foi um sinal de "clemência da nossa religião para com as mulheres".

Não havia nenhuma declaração sobre se a liberação era permanente ou se estava sujeita a alguma forma de liberdade condicional.

Ashtiani, que tem dois filhos, foi condenada por adultério e cumplicidade no assassinato de seu marido em 2005.

Publicidade

Um tribunal condenou Ashtiani a ser apedrejada em 2006, mas a sentença foi suspensa em 2010 diante da pressão internacional sobre Teerã. Sua sentença foi depois reduzida para 10 anos por ser considerado que ela teve participação indireta no assassinato de seu marido.

Autoridades iranianas descartaram as alegações de abusos de direitos humanos, dizendo que estavam seguindo a lei islâmica.

Publicidade

Sob a lei islâmica em vigor no Irã desde a revolução de 1979, o adultério pode ser punido com a morte por apedrejamento, e crimes como assassinato, estupro, assalto à mão armada, apostasia e tráfico de drogas são puníveis por enforcamento.

A União Europeia considerou a sentença de apedrejamento de Ashtiani "bárbara". O Vaticano pediu clemência e o Brasil lhe ofereceu asilo.

(Reportagem de Michelle Moghtader, em Dubai; e de Parisa Hafezi, em Viena)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.